Tempo: Sul do Brasil sem chuvas e com baixas temperaturas pelo menos até o início da próxima semana

Publicado em 15/02/2018 10:03

LOGO nalogo

O tempo seco continua predominando sobre todo o Sul do Brasil nos próximos dias. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região deve ficar sem chuvas pelo menos até o início da próxima semana. As temperaturas já estão mais baixas com influência do ar seco polar.

"O dia pode amanhecer com temperaturas abaixo dos 10°C nas serras gaúcha e catarinense, mas o calor retorna durante à tarde. O sol predomina em todo o estado do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, no interior de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná, sem previsão de chuva", noticia a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (16/02 a 22/02) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (16/02 a 22/02) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Produtores de grãos no Sul do país já estão preocupados com as condições do tempo, já que muitas lavouras estão em desenvolvimento com baixos níveis de umidade no solo e a colheita deve começar nos próximos dias. Dessa forma, agricultores devem ficar atentos às previsões específicas de cada região.

Veja o mapa com a chuva acumulada em todo o Brasil nos últimos 15 dias:

Mapa com a chuva acumulada em todo o Brasil nos últimos 15 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, na quarta-feira (14), Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou que o estado do Rio Grande do Sul não tem indicativo de chuvas até o início da próxima semana. Apenas no Oeste de Santa Catarina e Norte do Paraná, podem ocorrer pancadas rápidas de chuva.

A partir da próxima semana, um novo sistema de origem frontal deve chegar à região Sul, trazendo chuvas mais significativas. Nos últimos dias, com a presença de uma frente fria, as temperaturas diminuíram na região, com valores recordes sendo registrados para a estação do ano - como 8,8°C em Jaguarão (RS). Ocorreram rajadas de vento e, até mesmo, presença de granizo.

Leia mais:
» RS segue sem chuva até a próxima terça-feira (20). Chuvarada volta à região central no início da semana

Chuvas no município vizinho a São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Aurélio
Chuvas no município vizinho a São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Aurélio​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

Estiagem leva 14 cidades do Sul do RS a decretarem situação de emergência

A estiagem no Sul do Rio Grande do Sul levou 14 municípios a decretarem de situação de emergência. A Defesa Civil calcula um prejuízo de R$ 250 milhões.

O estado já homologou a situação de emergência em Amaral Ferrador, Morro Redondo, Cristal e Pedras Altas. A partir daí, é possível que venha ajuda do governo federal. Outros municípios ainda aguardam a homologação: Pinheiro Machado, Piratini, Canguçu, Turuçu, Arroio do Padre, Cerrito, Camaquã, Herval, Chuvisca e São Lourenço do Sul.

Só em Cristal, as perdas já passam de R$ 30 milhões, principalmente nas lavouras de milho e soja, além do gado leiteiro.

Veja a notícia na íntegra no site do G1 RS.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário