Tempo: Chuvas seguem sobre a região Sul do Brasil neste início de semana, mas instabilidades começam a perder força

Publicado em 02/04/2018 09:32

LOGO nalogo

Instabilidades seguem sobre a região Sul do Brasil nesta segunda-feira, mas já começam a perder força, segundo mostra o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A semana começa com tempo nublado na maior parte da região e com pancadas de chuvas isoladas.

Um sistema de baixa pressão chegou à região no sábado e favoreceu a formação de nuvens bastante carregadas, principalmente sobre o Leste de Santa Catarina, segundo informa a Climatempo, com o reforço da convergência de umidade em baixos níveis da atmosfera e pelo deslocamento de cavados de onda.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (03/04 a 05/04) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (03/04 a 05/04) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Cidades do Sul do Brasil estão na lista dos dez maiores volumes registrados nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Inmet. Em Campo Bom (RS), choveu cerca de 90 milímetros ontem, em Santiago (RS), as precipitações registraram 61 mm e em São Miguel do Oeste (SC), as chuvas totalizaram 54,8 mm.

Vale lembrar que os estados do Sul ainda estão em colheita da safra de verão e chuvas neste momento inviabiliza os trabalhos. O Paraná, por exemplo, tem colheita estimada em cerca de 80% até o início da semana passada. Portanto, produtores da região devem ficar atentos às previsões específicas para finalizar os trabalhos no campo com maior tranquilidade.

As chuvas do final de semana foram fortes, causaram danos e provocaram mortes em Santa Catarina. Mais de 12 municípios do estado tiveram estragos, com deslizamentos, alagamentos, enxurradas e quedas de muros e árvores. Pessoas ainda estão desalojadas, segundo informa o G1 regional e um casal morreu em Blumenau, no Vale do Itajaí, depois que o carro em que estavam foi arrastado.

Ocorrências por conta das chuvas foram registradas, até a tarde de ontem, em São José, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Governador Celso Ramos, São Miguel do Oeste, Tijucas, Timbó, Joaçaba, Pomerode, Agrolândia e Itapiranga.

Ainda nesta segunda-feira também alerta de altos acumulados e chuvas intensas em áreas do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraíba e Piauí.

Danos registrados em Governador Celso Ramos (SC) no sábado (31) - Foto: Ascom/SDC
Danos registrados em Governador Celso Ramos (SC) no sábado (31) - Foto: Ascom/SDC​

Danos provocados pela chuva em Agrolândia (SC) - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Danos provocados pela chuva em Agrolândia (SC) - Foto: Divulgação/Defesa Civil​

Muro cede e leva junto parte da via pública em Joaçaba, por causa das chuvas - Foto: Ascom/Defesa Civil
Muro cede e leva junto parte da via pública em Joaçaba, por causa das chuvas - Foto: Ascom/Defesa Civil​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário