Tempo: Chuvas retornam ao Sul no final de semana com altos volumes e Centro-Norte tem alertas nesta 6ª

Publicado em 03/05/2019 10:53

LOGO nalogo

A região Sul do Brasil terá poucos dias de tempo firme, segundo mostram os principais modelos meteorológicos. As chuvas devem retornar já neste final de semana pelo Rio Grande do Sul de forma intensa e depois atingem de forma menos severa em áreas do Paraná e de Santa Catarina.

Enquanto a chuva não retorna, o tempo fica firme sobre a região Sul. Em contrapartida, no Centro-Norte, fortes instabilidades são vistas nesta sexta-feira (03). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de acumulados para o Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima e de chuvas intensas em Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (03) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (03) - Fonte: Inmet

No domingo (05), segundo o modelo Cosmo do Inmet, fortes instabilidades começam a se formar no extremo Sul, e em poucas horas se espalham sobre o Rio Grande do Sul, com acumulados de mais de 50 mm em 24 horas. Depois avançam para o mar, mas podem causar chuvas também em Santa Catarina e Paraná.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (04/05 a 06/05) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (04/05 a 06/05) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Assim como o modelo Cosmo, o GFS também confirma o retorno das chuvas para a região Sul no final de semana, mas aponta que a condição chuvosa deverá permanecer um pouco mais de tempo, chegando a perdurar pelo menos até o início da próxima semana, também com registro de altos acumulados em algumas áreas.

O modelo americano também aponta a persistência de chuvas moderadas sobre a maior parte do Brasil central nos próximos dias, além de chuvas fortes em pontos isolados da região Norte do país. Em áreas do Nordeste, as chuvas seguirão escassas, segundo os modelos meteorológicos.

Ainda que menos volumosas, as chuvas no Paraná devem contribuir para o desenvolvimento da safrinha de milho, já que a colheita da soja está completamente encerrada no estado. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural), 93% da 2ª safra de milho tem boa condição e foi totalmente plantada.

Veja o mapa com a previsão de precipitação do GFS nos próximos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação do GFS nos próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA Mapa com a previsão de precipitação do GFS nos próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA Mapa com a previsão de precipitação do GFS nos próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA
Fonte: COLA

Em uma previsão estendida, para os próximos sete dias, de 03 até 10 de maio, o modelo Cosmo do Inmet aponta registro de acumulados expressivos sobre o Sul, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apesar de também chover sobre o Paraná. Em áreas centrais, as chuvas ocorrerão, mas menos volumosas.

No período dos próximos sete dias, a região Norte do país terá acumulados expressivos de chuva sobre quase todos os estados. Na maior parte da região Nordeste, incluindo o sertão nordestino, as precipitações nos próximos dias ficarão escassas ou em baixos volumes, assim como em áreas da região Sudeste.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nesta sexta-feira, o dia será de muitas chuvas sobre áreas do Centro-Norte do Brasil, segundo o Inmet. Alertas de acumulados de chuva de até 100 milímetros em algumas áreas tem perigo e perigo potencial nos estados de Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

Em localidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo, o alerta também é de perigo potencial e perigo com chuvas intensas. São esperadas precipitações que podem chegar aos 100 mm/dia, com ventos intensos e chances de queda de granizo.

Veja o mapa das áreas com alerta em todo o Brasil nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta em todo o Brasil nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nas últimas 24 horas, as precipitações mais volumosas em todo país ocorreram no Norte e em pontos isolados do Nordeste, Brasil central e Sul. Os cinco maiores acumulados ocorreram em Tomé Açu (PA): 377,6 mm, Santarém (PA): 77,4 mm, Novo Repartimento (PA): 65,6 mm, Macapá (AP): 58,2 mm e Manaus (AM): 52,8 mm.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 03 até 11 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas voltam isoladamente em áreas centrais e do Sul.

De 11 de maio até 19 de maio, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte. Na maior parte do Brasil, as chuvas ocorrem de forma muito isolada, quando não, passam por uma condição de tempo mais seco, como em localidades centrais. No Sul e Sudeste, as chuvas retornam.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 03 de maio até 19 de maio:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 03 de maio até 19 de maio - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Áreas de trigo no Município de Nova Aurora (PR). Envio do técnico Agrícola Copacol David Clemente.
Áreas de trigo no Município de Nova Aurora (PR). Envio do técnico Agrícola Copacol David Clemente.

Milho safrinha na Fazenda União em Bom Jesus (PI). Envio de Abel Pieta
Milho safrinha na Fazenda União em Bom Jesus (PI). Envio de Abel Pieta

Finalizando a colheita de soja na Fazenda União em Bom Jesus (PI). Envio de Abel Pieta
Finalizando a colheita de soja na Fazenda União em Bom Jesus (PI). Envio de Abel Pieta

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário