Tempo: Sul do Brasil tem mais um dia de muita chuva e frio aumenta sobre o Centro-Sul

Publicado em 22/05/2019 10:53

 

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (22) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (22) - Fonte: Inmet

A região Sul do Brasil terá mais um dia de instabilidade nesta quarta-feira (22) e o frio vai derrubar ainda mais as temperaturas pelo Centro-Sul pelo menos até o final de semana, com chances de geadas em algumas localidades. Tem alerta com chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

"O motivo da situação meteorológica preocupante é a passagem de uma frente fria, mas que vem associada a uma intensa massa de ar frio de origem polar e também a passagem de um forte ciclone extratropical sobre a Região Sul", destacou a Climatempo sobre a previsão de chuvas para a região.

Veja o mapa com a previsão de precipitação para até 93 horas (23/05 a 25/05) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação para até 93 horas (23/05 a 25/05) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de perigo com tempestades e chuvas intensas para os três estados do Sul. No Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina são previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo.

Já em quase toda Santa Catarina, um novo alerta foi emitido de chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, mas sem chances de granizo. Para os dois avisos há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 4ª:

Alerta - Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Oeste Catarinense, Planalto Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Sudoeste Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 4ª:

Alerta - Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

A Climatempo destaca que a região Sul do Brasil começou a receber chuvas desde segunda-feira (20), conforme o mapa de precipitação acumulada abaixo, mas é a partir de agora que as pancadas mais fortes devem aparecer com a intensificação das instabilidades sobre a maior parte da região, inclusive, com possibilidade de transtornos.

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O avanço de uma frente fria favorece as fortes chuvas nesta quarta-feira sobre a região Sul, mas na sequência dela um ciclone extratropical se organiza entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, potencializando os temporais, que seguem pelo menos até o decorrer de sexta-feira (24).

A alta umidade sobre a região Sul tem atrapalhado no Rio Grande do Sul o plantio das culturas de inverno, como a canola, trigo e aveia, segundo a Emater/RS-Ascar. Deve ser necessário o replantio de áreas de canola e aveia. Áreas produtoras de verão, principalmente de milho, também têm sido afetadas.

No trigo, a umidade dos últimos dias também impediu o início do plantio nas regiões da Fronteira Noroeste e Missões. A Emater/RS-Ascar informa que os trabalhos no campo com o cereal somente serão iniciados quando o tempo firmar e a umidade do solo permitir.

Com as chuvas e o excesso de nebulosidade, as temperaturas devem seguir baixas sobre a região Sul. Mas na quinta-feira (23) chega uma nova massa de ar polar que se espalha pela região e faz as temperaturas despencar, segundo a Climatempo. Quase todo o Centro-Sul deve terminar a semana bastante gelado.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (22/05 a 25/05) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (22/05 a 25/05) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com levantamento do Inmet, as menores temperaturas nesta terça-feira pelo Brasil foram registradas em diversas cidades do Centro-Sul e há registro de mínimas negativas, em Itatiaia (RJ): -1,7°C, seguido por Monte Verde (MG): 5,1°C, Caldas (MG): ,7,0°C, Maria da Fé (MG): 7,2°C e Campos do Jordão (SP): 7,3°C.

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou em entrevista ao Notícias Agrícolas na terça-feira (21) que as temperaturas, com a aproximação do inverno, começariam a cair nos próximos dias, inclusive, com possibilidade de geada no Centro-Sul.

Veja mais:
» Centro-Sul do Brasil terá frio generalizado com risco de geada em algumas regiões a partir do final de semana

Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, há alerta emitido de acumulado de chuvas sobre o Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 22 até 30 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas também ocorrem de forma fraca e isolada em áreas da região Sul.

De 30 de maio até 07 de junho, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte e ao Sul, com volumes maiores que os registrados no primeiro período, mas ainda muito isoladas. O Brasil central ainda registrará baixos acumulados de chuva nas duas previsões.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 22 de maio até 07 de junho:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 22 de maio até 07 de junho - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Foto em Uberlândia (MG). Envio Matheus Parenti
Foto em Uberlândia (MG). Envio Matheus Parenti

Produção de Mudas de Cana de Açúcar em Chapadão do Sul (MS). Envio de Letícia Vieiras
Produção de Mudas de Cana de Açúcar em Chapadão do Sul (MS). Envio de Letícia Vieiras

Semeadura do trigo em Derrubadas (RS). Envio de Engenheiro Agrônomo Cristiano Steffens Produtor: Álvaro Rodrigues
Semeadura do trigo em Derrubadas (RS). Envio de Engenheiro Agrônomo Cristiano Steffens Produtor: Álvaro Rodrigues

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícia Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário