Tempo: Chuva se espalha pelo Leste do Nordeste e segue no Norte do BR nos próximos dias

Publicado em 16/08/2019 10:31

Imagem de satélite nesta sexta-feira (16) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta sexta-feira (16) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A semana termina com previsão de mais chuvas sobre a maior parte da região Norte do país, onde já há expressivos acumulados, e a costa Leste da região Nordeste, onde há a passagem de uma frente fria que intensificou os ventos marítimos. As chuvas seguem no final de semana.

"Enquanto todo leste nordestino continua com previsão para chuva por todo o final de semana, praticamente todo o centro-oeste do Nordeste segue com sol forte e ar seco. Tanto nesta sexta, quanto no final de semana, toda a região leste do Nordeste tem condição para chuva", destaca a Climatempo.

Na região Norte do país, segundo o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas seguirão volumosas pelos próximos dias. A tendência é que no início da próxima semana elas tenham uma diminuição nos acumulados, mas ainda assim não deixam de acontecer. A maior parte do país seguirá com tempo firme.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (17/08 a 19/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (17/08 a 19/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A maior parte da região Nordeste segue com tempo firme, o que acaba por favorecer a colheita do algodão no Oeste da Bahia, por exemplo.

"Para esta sexta-feira e para o final de semana, a previsão é de  sol forte, ar seco e muito calor em quase todo o Maranhão, no Piauí, no Ceará, incluindo Fortaleza, no interior do Rio Grande do Norte, no sertão da Paraíba, de Pernambuco e no oeste da Bahia", informa a Climatempo.

Levando em conta os ventos e a frente fria que passa pelo litoral nordestino, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial com a previsão de acumulados de chuva para áreas do estado da Bahia. O aviso vai até às 10h deste sábado (17).

"Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", destacou o instituto meteorológico brasileiro nesta sexta-feira. O aviso vale para áreas do Sul Baiano, Recôncavo Baiano e Sudoeste Baiano.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias aponta que as chuvas mais volumosas seguirão concentradas sobre a região Norte do país no período, mas elas também ocorrerão no litoral nordestino e voltam a partir do início da próxima semana até áreas da região Sul.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nos próximos sete dias em todo o Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nos próximos sete dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada dos últimos cinco dias mostra que altos volumes de chuva foram registrados sobre áreas da região Norte, com acumulados de 5 em pontos do Centro-Norte da região a até 150 milímetros em pontos centrais de Roraima.

Em localidades da faixa Lesta da região Nordeste, as chuvas no período também foram volumosas, assim como no Sul. Em ambas, os volumes acumulados nos últimos cinco dias foram próximos de 50 mm nos pontos de maior chuva.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 16 até 24 de agosto, as chuvas mais volumosas caem sobre as extremidades do país. Na maior parte da região Norte, partes do Nordeste, Sul e Sudeste, os volumes serão fracos a moderados.

De 24 de agosto até 01 de setembro, a tendência segue a mesma do mapa anterior, mas com chuvas mais volumosas sobre a região Norte do país. Em partes do Sul e Sudeste, as chuvas ficam mais abrangentes e moderadas no período. No Sul, incluindo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as precipitações podem ser volumosas.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 16 de agosto até 01 de setembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 16 de agosto até 01 de setembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Trigo Audaz Xaxim em Toledo (PR). Envio da família Dal Pozzo.
Trigo Audaz Xaxim em Toledo (PR). Envio da família Dal Pozzo.

Trigo Audaz Xaxim em Toledo (PR). Envio da família Dal Pozzo.
Trigo Audaz Xaxim em Toledo (PR). Envio da família Dal Pozzo.

Cultura algodão em Bom Jesus (GO). Envio do Agrônomo Breno Viana.
Cultura algodão em Bom Jesus (GO). Envio do Agrônomo Breno Viana.

Trigo na Região de Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng Agr Carlos R. Dellavalle Filho.
Trigo na Região de Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng Agr Carlos R. Dellavalle Filho.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário