Tempo: Frente fria passa pelo Sul do BR com chuvas fortes nesta 2ª; frio também retorna

Publicado em 19/08/2019 10:46 e atualizado em 19/08/2019 12:31
925 exibições
Chuvas podem ser fortes em algumas localidades da região e temperaturas caem

Imagem de satélite nesta segunda-feira (19) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta segunda-feira (19) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Uma frente fria passou pela região Sul do Brasil nas últimas horas e é seguida por uma área de baixa pressão atmosférica que causa muitas instabilidades. As chuvas podem ser fortes em algumas localidades da região e o ar frio de origem polar derruba as temperaturas.

"Há condições para mais chuva no decorrer do dia em todas as regiões do Paraná e de Santa Catarina, mas as nuvens mais carregadas ficam no  centro-leste paranaense, incluindo a Grande Curitiba, no litoral norte catarinense e no Vale do Itajaí", destacou a Climatempo.

A chuva mais forte já passou pela maior parte do Rio Grande do Sul no final de semana, por isso que os acumulados mais expressivos agora ocorrem sobre áreas de Santa Catarina e Paraná. Amanhã (20) ainda deve chover nessas regiões com menor frequência e intensidade.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (20/08 a 22/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (20/08 a 22/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para chuvas intensas em Santa Catarina. O aviso vale para o Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Meio-Oeste Catarinense e Litoral Norte Catarinense.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destacou o instituto nacional de meteorologia sobre as chuvas.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Neste início de semana, segundo o Inmet, várias cidades da região Sul estão entre as que tiveram maiores acumulados. Morretes (PR): 38,4 mm, Inácio Martins (PR): 37,2 mm, Curitibanos (SC): 31,8 mm, Irati (PR): 27,8 mm e Cruz das Almas (BA): 22,9 mm.

O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias aponta que as chuvas mais volumosas seguirão concentradas sobre a região Norte do país no período, mas elas também ocorrerão no litoral nordestino. Também tem chuva fraca a moderada em áreas do Sul e Sudeste.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nos próximos sete dias em todo o Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nos próximos sete dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Depois da passagem da frente fria no Rio Grande do Sul, uma onda de ar frio toma o estado a partir desta segunda-feira. O frio também será sentido neste início de semana sobre os outros estados da região Sul. O estado gaúcho teve mínima abaixo de zero.

"As nuvens carregadas já saíram do Rio Grande do Sul e o ar frio de origem polar atua com mais força sobre o estado nesta segunda-feira, 19", informou a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (19/08 a 22/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (19/08 a 22/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta segunda-feira, segundo o Inmet, há alerta de baixa umidade no DF, GO, MA, MT, PA, PI e TO. MS, SC e SP tem declínio de temperatura, enquanto no RJ e SO tem alerta de ventos costeiros.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 19 até 27 de agosto, as chuvas mais volumosas caem sobre as extremidades do país, com altos volumes no Norte e baixos a moderados acumulados no Sul e áreas do litoral Leste.

De 27 de agosto até 04 de setembro, a tendência segue a mesma do mapa anterior pela região Norte do país. Seguem as precipitações fracas a moderadas em áreas do Leste brasileiro. No Sul, as precipitações ficam mais fortes e se concentram no extremo Sul e Leste. A maior parte da região central ainda terá tempo firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 19 de agosto até 04 de setembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 19 de agosto até 04 de setembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Foto em Dakota do Norte - EUA. Envio do Gustavo Philippsen.
Foto em Dakota do Norte - EUA. Envio do Gustavo Philippsen.

Campo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro.
Campo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro.

Campo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro.
Campo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro.

Morango, variedade Benícia em Pelotas (RS). Envio do produtor Matheus Werhli.
Morango, variedade Benícia em Pelotas (RS). Envio do produtor Matheus Werhli.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário