Tempo: Oeste da região Sul volta a ter pancadas de chuva a partir desta 5ª; tempo seco na maior parte do BR

Publicado em 22/08/2019 10:55

​Imagem de satélite nesta quinta-feira (22) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

Imagem de satélite nesta quinta-feira (22) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

As chuvas devem retornar nesta quinta-feira (22), ainda que em forma de pancadas, sobre o Oeste da região Sul do Brasil, com possibilidade de chegar aos três estados. Áreas de instabilidade se formam entre o Paraguai, Argentina e Brasil. Na maior parte do país, segue o tempo seco.

"Nesta quinta-feira, 22 de agosto, por causa da formação de áreas de instabilidade, há previsão para chuva moderada a forte e com raios a partir da tarde no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, Centro-oeste de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná, onde está a região de Foz de Iguaçu", diz a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (22/08 a 25/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura máxima para até 93 horas (22/08 a 25/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A previsão ainda aponta que pode chover sobre o Brasil, além de pontos do Sul, em áreas da região Norte, Nordeste e pontos isolados do Sudeste. Na maior parte do país, segue o tempo seco e com alertas de baixa umidade para esta quinta-feira, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O instituto avisa que a baixa umidade terá grau de perigo nesta quinta-feira em áreas dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

"Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", informa o Inmet sobre a condição nessas áreas do país.

Já no Distrito Federal, outros pontos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins, o aviso é de perigo potencial. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", avisa o instituto nacional de meteorologia.

Veja o mapa das áreas com alertas nesta quinta-feira em todo o Brasil:

Mapa das áreas com alertas nesta quarta-feira em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Uma massa de ar seco predomina sobre vários estados das regiões Sudeste em Centro-Oeste do Brasil. E ainda deve demorar para ficar mais úmido sobre a maior parte do país. O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias mostra que a maior parte do país seguirá sem chuvas volumosas pelo menos até o dia 28 de agosto.

Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, apresentou no I Fórum Café e Clima esse modelo americano e outros que apontam para um atraso das chuvas para áreas de café nos próximos meses e altas temperaturas. No cinturão de grãos, a situação pode ser ainda mais adversa. Mapas estendidos apontam tendência de veranico no início de 2020.

Veja mais:
» Inmet prevê atraso das chuvas em áreas de café e grãos no Brasil; veranico no início de 2020

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Sobre as chuvas na região Sul, a Climatempo destaca que a partir desta sexta-feira já deve haver uma diminuição das instabilidades. O Leste do Paraná e Santa Catarina ainda devem chuva fraca, mas o sol aparece em determinados momentos. Centro-Norte e Leste do PR, Leste e Nordeste de SC, a previsão é de pancadas.

"Nas outras áreas da Região Sul, a sexta-feira vai ser de sol. Apenas algumas áreas do oeste vão amanhecer com sol entre muitas nuvens", destaca a empresa meteorológica. No final de semana, o predomínio será do sol sobre a região Sul do país. No domingo, chove na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

Apesar das chuvas, as temperaturas entraram em elevação na região Sul com o afastamento do ar frio de origem polar. A Climatempo prevê que os próximos dias serão de tardes mais agradáveis, porém as noites e início da manhã as temperaturas ainda ficam mais baixas.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 21 até 29 de agosto, as chuvas mais volumosas caem sobre as extremidades do país, com altos volumes no Norte e baixos a moderados acumulados no Sul e áreas do litoral Leste brasileiro.

De 29 de agosto até 06 de setembro, a tendência segue a mesma do mapa anterior pela região Norte do país. Seguem as precipitações fracas a moderadas em áreas do Leste brasileiro. A maior parte da região central ainda terá tempo seco.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 21 de agosto até 06 de setembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 21 de agosto até 06 de setembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Foto em Assis Chateaubriand (PR). Envio de Liliane Andreia Fischer.
Foto em Assis Chateaubriand (PR). Envio de Liliane Andreia Fischer.

Foto em Não me Toque (RS). Envio de Adriano Schuster.
Foto em Não me Toque (RS). Envio de Adriano Schuster.

Praça da Bíblia na cidade de Jataí (GO). Envio de Lia Helena Katzer.
Praça da Bíblia na cidade de Jataí (GO). Envio de Lia Helena Katzer.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário