Tempo: Chuvas volumosas e abrangentes retornam para quase todo o Brasil nos últimos dias de outubro, prevê NOAA

Publicado em 10/10/2019 10:40
Até lá, áreas da região central do país terão acumulados baixos a moderados e muito isolados; veja os mapas de previsão

Imagem de satélite nesta quinta-feira (10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta quinta-feira (10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

A partir do dia 18 e até 26 de outubro, mapas de tendência de precipitação apontam que acumulados altos a moderados devem ser registrados em quase todo o Brasil, segundo o centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

A previsão para a semana mostra que áreas centrais do país terão chuvas em baixos a moderados volumes e até uma condição de seca em algumas áreas. De 10 até 18 de outubro, o mapa do centro do NOAA aponta que apenas áreas do Norte, Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste devem ter altos volumes.

Nos últimos dias do mês, no entanto, a partir de 18 até 26 de outubro,é que as precipitações ficam moderadas a volumosas sobre quase todo o país. Apenas áreas das regiões Nordeste devem ter baixos volumes ou tempo seco, segundo o centro.

"Deve acontecer uma mudança mesmo a partir do dia 20, com chuvas em quase todo o país. No entanto, quando a gente olha mais pra frente não tá segurando, deve ter outra parada", afirma Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 10 de outubro até 26 de outubro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 10 de outubro até 26 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Vale lembrar que esse mapa aponta uma tendência de precipitação e pode sofrer mudanças nos próximos dias. Os mapas do NOAA, no entanto, confirmaram a redução de chuvas em áreas centrais no final da primeira quinzena e início da segunda quinzena de outubro.

Antes do aumento das chuvas, nos próximos sete dias, de 10 até 17 de outubro, baixos volumes serão vistos em pontos da região Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e partes do Sul. Apenas altos acumulados serão registrados no período no Norte e extremo Sul da região Sul.

Os volumes em áreas centrais do país nos próximos dias devem atingir até 30 milímetros acumulados no período. Em algumas áreas, as chuvas serão até bem mais baixas do que isso. Apenas no extremo Sul e pontos do Norte é que acumulados podem chegar a até 100 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nos próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O plantio da safra 2019/20 de soja está acontecendo em diversas áreas do Brasil, mas algumas cidades temem ter que replantar a safra, como é o caso de Goioerê (PR). Apenas 40% da área já foi semeada no município e produtores aguardam a chuva.

Leia mais:
Plantio da soja em Goioerê/PR está complicado e quem já semeou pode ter que replantar

Nova Ubiratã (MT) plantou até o momento área 20% menor do que o mesmo período do ano passado e a segunda safra de milho deve ser prejudicada. O plantio segue irregular no município, assim como as chuvas, e atingiu no máximo 6% do total esperado, contra 25% registrado até o dia 07 de outubro de 2018.

Leia mais:
» Nova Ubiratã/MT plantou área 20% menor do que o mesmo período do ano passado e segunda safra de milho deve ser prejudicada

O mapa de água no solo em centímetros, do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, aponta que melhorou a umidade melhorou nos últimos dias, principalmente em áreas do Sul e partes do Sudeste, com água no solo em até 75 centímetros.

Veja o mapa de umidade no solo por centímetros no Brasil:

Mapa de umidade no solo por centímetros no Brasil - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Em Chapadão do Sul (MS), o plantio da safra de verão já começou e a expectativa é ampliar a média de produtividade, podendo chegar ao patamar das 60 sacas por hectare. A meta também é aproveitar bons momentos de venda para melhorar a rentabilidade na safra 2019/20.

Leia mais:
» Chapadão do Sul/MS já tem condições de plantio da soja e expectativa é ampliar média de produtividade

Nas últimas 24 horas, em todo o Brasil, as cinco cidades com maiores acumulados no período, segundo dados do Inmet, foram Itatiaia (RJ): 94,8 mm, Codajas (AM): 86,9 mm, Fonte Boa (AM): 84,6 mm, Santarém (PA): 82,4 mm e Canarana (MT): 72 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nesta quinta-feira, o Inmet emitiu alerta de tempestade para áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também são esperados acumulados de chuva em pontos de Amazonas, Pará e Roraima.

Plantio da soja perdido na região de Doutor Camargo (PR) - Foto: Ildefonso Ausec
Plantio da soja perdido na região de Doutor Camargo (PR) - Foto: Ildefonso Ausec

Plantio da soja perdido na região de Doutor Camargo (PR) - Foto: Ildefonso Ausec
Plantio da soja perdido na região de Doutor Camargo (PR) - Foto: Ildefonso Ausec

Plantio da soja perdido na região de Doutor Camargo (PR) - Foto: Ildefonso Ausec
Plantio da soja perdido na região de Doutor Camargo (PR) - Foto: Ildefonso Ausec

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário