Predomínio é de chuva e temperaturas altas na maior parte do país

Publicado em 23/12/2010 08:13
Regiões sudeste e centro-oeste podem enfrentar intensos temporais nos próximos dias.
SEXTA, DIA 24

Sul

Uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul, onde causa chuvas em boa parte do Estado. Destacam-se as chuvas na fronteira com o Uruguai, cujo acumulado chega aos 20mm (ainda insuficiente para aumentar o nível dos reservatórios de algumas propriedades de arroz). Além disso, áreas de instabilidade causam chuva entre Santa Catarina e Paraná, sendo que no noroeste do Paraná, há risco de chuvas fortes (acumulado entre 20mm e 30mm). Faz calor no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, porém entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, a temperatura ainda não sobe.

Sudeste

Na sexta-feira, a frente fria causa chuvas em boa parte da Região. Destacam-se as chuvas fortes ao longo de todo o litoral do Espírito Santo, centro de Minas Gerais e nordeste de São Paulo. Em Varre e Sai, no Rio de Janeiro, o acumulado passa dos 65mm ou 30% da média do mês de dezembro. Apesar da persistência das chuvas, o calor predomina em boa parte da Região. Apenas a região de divisa entre São Paulo e Minas Gerais e a região de divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro deverão registrar temperaturas máximas mais baixa.

Centro-oeste

Na sexta-feira, as chuvas ficam mais generalizadas sobre o Mato Grosso do Sul, com acumulado de 30mm no sudoeste e nordeste de Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, a chuva também fica mais generalizada, porém o acumulado será baixo. Em Goiás e Distrito Federal, prosseguem as chuvas isoladas e com baixo acumulado. O calor predomina em boa parte da Região, com exceção do sudeste de Goiás.

Nordeste

Na sexta-feira, as chuvas isoladas e com baixo acumulado atingem o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Chove forte apenas no extremo sul da Bahia e litoral do Maranhão. O calor aumenta e a máxima passa dos 35°C em vários Estados da Região.

Norte

Ainda chove em toda a Região Norte. Nesta sexta-feira, a chuva forte atinge o litoral central e norte do Amapá e Rondônia, na região de Porto Velho. O calor predomina em boa parte da Região, com exceção do centro e noroeste de Rondônia, oeste do Acre e sudoeste do Amazonas.

Confira a previsão para os próximos dias:

Sul

No sábado, a frente fria organiza chuvas sobre o Paraná, Santa Catarina e centro e norte do Rio Grande do Sul. Esperam-se chuvas fortes e isoladas entre o Paraná e o leste de Santa Catarina, cujo acumulado varia entre 20mm e 40mm. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o tempo volta a abrir. O calor predomina em boa parte da Região e a máxima passa dos 35°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima permanece baixa apenas entre o nordeste do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e sul do Paraná, onde o dia será mais fechado e chuvoso. No domingo, chove desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, com acumulado que alcança os 50mm no centro e oeste do Paraná. Entre 27 e 31 de dezembro, prosseguem as chuvas com baixo acumulado em toda a Região Sul. Apenas no litoral do Paraná e leste de Santa Catarina, há risco de chuva forte.

Sudeste

No sábado, ainda chove em boa parte da Região. Os temporais atingem o centro e norte do Espírito Santo, o leste, centro e sudoeste de Minas Gerais e o oeste e nordeste de São Paulo. Em Divinópolis, Minas Gerais, o acumulado passa dos 75mm ou 25% da média do mês. Faz calor em boa parte da Região, com exceção do centro e sul de Minas Gerais. No domingo, destacam-se os temporais no sul do Rio de Janeiro, Espírito Santo e no leste, sul e sudoeste de Minas Gerais. Entre 27 e 31 de dezembro, as chuvas ganham muita força e há perspectiva de grandes temporais o litoral e nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Caso a chuva se confirme, cidades importantes como as quatro capitais poderão registrar muitos transtornos.

Centro-oeste

No sábado, as chuvas ficam ainda mais generalizadas e praticamente todas as cidades devem receber precipitações. O acumulado varia entre 20mm e 30mm no centro e oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de Goiás e centro e sudeste de Mato Grosso. O calor predomina e a máxima passa dos 35°C em Mato Grosso e oeste de Mato Grosso d Sul. No domingo, prosseguem as chuvas generalizadas. O acumulado chega a 40mm no oeste de Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás. Na segunda-feira, ainda há previsão de chuvas generalizadas, com acumulado entre 20mm e 30mm no noroeste de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, forma-se uma invernada em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, a chuva enfraquece, sendo que no sudeste do Estado, não há previsão de chuva.

Nordeste

No sábado, destaca-se a chegada de uma frente fria, responsável por intensos temporais no extremo sul do Estado da Bahia. Chuvas mais isoladas e com menor acumulado atingem o centro e oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco. No leste do Nordeste, o tempo permanece seco. O calor predomina, com máxima de mais de 35°C em boa parte do Nordeste. No domingo, a chuva forte atinge o sul da Bahia, com acumulado de até 40mm. Entre os dias 27 e 31 de dezembro, intensos temporais atingem o Maranhão, Oiauí, oeste de Pernambuco e o oeste e sul da Bahia, com acumulado de mais de 150mm.

Norte

No sábado, as chuvas atingem novamente boa parte da Região Norte. Chove forte no litoral norte do Amapá, noroeste do Pará, norte do Amazonas e centro e sul de Roraima. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a Região neste sábado. No domingo, destacam-se os temporais no noroeste do Amazonas, com mais de 60mm acumulado. Entre 27 e 31 de dezembro, as chuvas atingem boa parte da Região Norte, com exceção do centro e norte de Roraima e oeste do Acre. Acumulado de mais de 100mm atinge o norte do Tocantins e litoral do Amapá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário