Jorge Viana diz que serenidade na análise do Código Florestal permitirá aprovação até o final do ano

Publicado em 27/10/2011 07:27
Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (26), o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que o Senado Federal mostrou à população ser possível chegar a um entendimento sobre a proposta de revisão do Código Florestal (PLC 30/2011) e que o projeto deve, sim, ter a votação concluída pelo Congresso Nacional ainda este ano. O projeto do novo Código Florestal teve o primeiro relatório - conjunto das comissões de Agricultura (CRA) e de Ciência e Tecnologia (CCT) - apresentado pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) na última terça-feira (25).

Para Jorge Viana, o projeto tramita com "serenidade" no Senado e a experiência de vida pública dos senadores acabou por derrubar vários mitos que cercavam o tema. O primeiro deles, para o senador, era de que seria impossível haver entendimento sobre a proposta, uma vez que teses de ambientalistas e produtores rurais eram incompatíveis. Outro mito desfeito, continuou, foi de que, com o projeto, o Brasil teria de escolher entre conservar e preservar o meio ambiente ou ampliar sua produção agrícola.

- Ouvimos todos os setores da sociedade, levamos em conta o trabalho que a Câmara já havia feito, tivemos um diálogo com governo e o envolvimento de um número grande de senadores nesta matéria. Agradeço o trabalho dos colegas até aqui. E também a todos que lutam para que o Brasil tenha uma lei que permita ao país seguir, sim, sendo uma nação importante para ajudar diminuir a fome no mundo, ao mesmo tempo em que seja referencia de proteção ambiental - afirmou o senador, que citou ainda o reconhecimento da imprensa ao entendimento alcançado no Senado.

Emendas à proposta

A previsão de Jorge Viana é de que no próximo dia 8 de novembro o relatório do senador Luiz Henrique seja votado na CCT e na CRA. Até o dia 1º de novembro, no entanto, está aberto o prazo para apresentação de emendas à proposta.

Tão logo o projeto seja aprovado nas duas comissões, será a vez dele, Jorge Viana, apresentar o seu relatório na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Com a aprovação de um regime de urgência, acredita o parlamentar, será possível aprovar o projeto no Senado e enviá-lo para revisão da Câmara dos Deputados, onde terá caráter terminativo, antes do recesso parlamentar do final de ano.

Jorge Viana ressaltou, porém, que ainda é possível avançar muito na matéria neste um mês de tramitação final da proposta no Senado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi,vai valer aquela famosa frase, que mostra a “falta de justiça”, na formulação das novas leis.

    Em 02/08/2010, foi sancionada a Lei nº 12.305/10 – denominada Política Nacional de Resíduos Sólidos – PRNS e, finalmente, em 23/12/2010, foi regulamentado pelo Decreto Federal nº 7.404.

    Este decreto proíbe o depósito de lixo a céu aberto de maneira desordenada e, o prazo limite é Agosto de 2012. As áreas destinadas a receberem os lixos, devem ser preparadas tecnicamente,evitando eventos negativos ao meio ambiente. São os chamados aterros sanitários.

    No caso do Novo Código Florestal, há a retroatividade nos passivos, oriundos das práticas, vistas hoje, maléficas ao meio ambiente e, o proprietário da área rural,atualmente, independente se foi ele que provocou, deve recuperar este “passivo” (mal causado por práticas inadequadas) .

    Os lixões que foram “produzidos”, por práticas inadequadas, estão aí, provocando inúmeras manchetes : Morro do Bumba, Niterói – RJ, Estrutural – DF, Shopping Center Norte – SP e muitos outros. Atualmente poucas cidades no País dispõem de aterros sanitários, consequentemente em plena vigência da Lei nº 7. 404 , está-se “produzindo passivos”. Quais vão ser as medidas tomadas para reverter este quadro ?. De quem vai ser a responsabilidade? .

    Vai valer a máxima :

    UM PESO , DUAS MEDIDAS ... ou ... FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO ...

    .... “ E VAMOS EM FRENTE ! ! ! “ ....

    0