Semente crioula: vida longa para a agricultura e agricultores

Publicado em 27/11/2017 13:24

É sabido que a partir da semente que se inicia o cultivo dos principais itens de nossa alimentação, como o feijão, o milho. Mas o que vem a ser esse termo, crioula? Ele vem do verbo latino creare, que significa criar: “o que ou quem nasceu, ou foi produzido, nos países colonizados, por oposição ao que é importado de países especialmente europeus”. Quando se refere a sementes, são aquelas que conservam em sua estrutura interna, em seus cromossomos, um vasto repositório de diversidade, constituindo um verdadeiro patrimônio genético produtivo, cultural e humano.

A importância das sementes crioulas já está estabelecida legalmente, desde 2003: a Lei nº 10.711, de 5 de agosto, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, em seu Capítulo I, art. 2º, inciso XVI, a conceitua:

(…) XVI – cultivar local, tradicional ou crioula: variedade desenvolvida, adaptada ou produzida por agricultores familiares, assentados da reforma agrária ou indígenas, com características fenotípicas bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades e que, a critério do MAPA, considerados também os descritores socioculturais e ambientais, não se caracterizem como substancialmente semelhantes às cultivares comerciais

É necessário explicar a sigla e o porquê da sua importância ali: MAPA é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atua em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). A inclusão dos termos, local, tradicional e especialmente, o “crioula” foi de fundamental na conquista e na afirmação da importância dessa semente.

Leia mais no site Jundia Agora 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jundiaí Agora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário