Iapar lança cultivar de feijão em Ponta Grossa nesta quinta-feira (28)

Publicado em 26/03/2019 08:47

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança nesta quinta-feira (28) a cultivar de feijão preto IPR Urutau, em apresentação dirigida a produtores, técnicos, dirigentes e lideranças do agronegócio. O evento será realizado no Polo Regional de Ponta Grossa, a partir das 9 horas, com a presença do secretário de agricultura e abastecimento do Estado, Norberto Anacleto Ortigara.

Além do Paraná, IPR Urutau é indicada para plantio nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua principal característica é o potencial de rendimento, que pode ultrapassar a marca de 4,5 toneladas por hectare, segundo Vania Moda Cirino, especialista em melhoramento genético vegetal do Iapar que trabalhou no desenvolvimento do novo material.

A nova cultivar tem ciclo semiprecoce e, em média, chega à colheita 84 dias após a emergência. Destaca-se ainda pelo bom comportamento frente às principais doenças que atingem lavouras de feijão e pelo porte ereto, característica que proporciona mais eficiência na operação de colheita.

Os grãos de IPR Urutau têm alto teor de proteína e são de rápido preparo – cozinham em cerca de 19 minutos, segundo a pesquisadora.

PROGRAMA – Após a solenidade de lançamento, os participantes visitarão a estação experimental para conhecer o desempenho de IPR Urutau em condições de campo.
 

SERVIÇO
Lançamento da cultivar de feijão preto IPR Urutau
Data: 28 de março, quinta-feira
Horário: a partir das 9 horas
Local: Polo Regional do IAPAR em Ponta Grossa (localizado no km 496 da Rodovia do Café)
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
IAPAR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário