MS: exportação de carne suína do Estado teve queda com embargo argentino, diz Famasul

Publicado em 27/04/2012 10:13
Os suinocultores de Mato Grosso do Sul aguardam o anúncio do fim do embargo argentino às importações de carne suína brasileira. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro alertou que caso a suspensão não seja feita, o Brasil poderá adotar medidas semelhantes aos produtos importados da Argentina.

Em Mato Grosso do Sul, o embargo provocou reações imediatas já que a Argentina foi o segundo maior comprador da carne no Estado em 2011 "Tivemos queda na exportação o que gerou um excedente interno, baixando os preços do produto no varejo", explica Adriana Mascarenhas, economista e assessora técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). O preço médio do quilo vivo do suíno apresentou redução de mais de 30% em março, sendo cotado ao final do período em R$ 1,95/Kg. No varejo, cortes como a costela suína teve queda de 16%.

Quanto às exportações, Mato Grosso do Sul embarcou apenas 835 toneladas da carne in natura em março, com uma receita de US$ 2 milhões, o que representa uma diminuição de 27,7% em volume e 41,9% em receita, em relação a março do ano passado. Nesse mês, a Argentina não adquiriu o produto no Estado. Comparando o trimestre, a queda é ainda mais substancial. Nos três primeiros meses de 2011, foram exportados 2,1 mil toneladas enquanto que no mesmo período de 2012 o Estado embarcou apenas 295 toneladas, uma queda de mais de 900%.

A Argentina era, até fevereiro deste ano quando adotou a restrição, o quarto maior comprador da carne suína do Brasil. De 3,5 mil toneladas, passou a comprar apenas 500 toneladas. No total, 75% do que era produzido no Brasil, era vendido diretamente para a Argentina.

As informações sobre abate, exportação e preços da suinocultura, bovinocultura e avicultura relativos ao mês de março estão disponíveis no Boletim Casa Rural, que agrega ainda informações sobre agricultura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário