Criadores gaúchos reclamam do preço baixo pago pelos suínos
Publicado em 28/05/2012 11:32
A retomada das exportações para a Rússia seria uma alternativa de melhoria
As exportações gaúchas de carne suína caíram 18% desde que a Rússia suspendeu as compras no estado do Rio Grande do Sul, em meados de junho do ano passado .O cenário vem prejudicando os frigoríficos, entre eles a unidade da Cooperativa Aurora, que fica em Erechim, região norte do estado. Para o presidente da Cooperativa Aurora, não há clareza nas alegações das autoridades russas, que dizem haver desencontro de informações sobre a situação sanitária dos frigoríficos gaúchos. Ainda de acordo com o presidente da Cooperativa,Mário Lanznaster, o embargo prejudicou muito o estado, as agroindústrias e o país como um todo porque essas carnes que iam para a Rússia começaram a ser ofertadas no mercado interno.
Os reflexos da baixa causada pelo embargo são visíveis tambem no campo. Com a estiagem e a quebra na safra da soja e do milho no Rio Grande do Sul, o custo com a alimentação subiu para o produtor, e o os criadores acabam trabalhando no vermelho muitas vezes.
Um ponto positivo é que a Argentina anunciou que deve voltar a comprar carne suína do Brasil, o que, segundo a Associação dos Exportadores, pode ajudar na recuperação dos preços.
Com informações do Globo Rural.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário

Maringá recebe líderes da avicultura no 11º Encontro Avícola e Empresarial Unifrango

Receita de exportações de carne suína crescem 45,2% em junho e alcançam recorde histórico

ABPA vê "evolução" da exportação de carne de frango no 2º semestre com retomada de mercados

Exportações de carne de frango começam julho impactadas pelos efeitos da gripe aviária

Carne suína: Volume exportado alcança 14,2 mil toneladas até a primeira semana de julho/25

Exportações de carne suína crescem em junho com alta de 30% no volume e 45% na receita diária