Subcomissão pedirá explicações sobre controle de importação de leite

Publicado em 29/05/2012 10:25 382 exibições
A Subcomissão destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional realiza hoje audiência pública para pedir explicações ao governo federal sobre a política para o controle da “importação predatória” de leite subsidiado e de derivados lácteos. De acordo com os autores dos requerimentos da audiência, deputados Domingos Sávio (PSDB-MG) e Alceu Moreira (PMDB-RS), a política estaria causando “sérios prejuízos” à economia brasileira. A subcomissão é vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Segundo os dois deputados, a subcomissão tem acompanhado, desde o ano passado, a “importação predatória” de lácteos da Argentina, do Uruguai e, também, do Chile, neste caso com indícios de triangulação - artifício pelo qual um país importa o que consome e exporta o que produz. De acordo com Sávio e Moreira, a subcomissão foi bem recebida mais de sete vezes por ministros e demais autoridades ministeriais para tratar do assunto, pressionou o governo a não liberar para mais a cota de importação da Argentina, no que obteve sucesso; mas não chegou a verificar, por parte do governo, ações efetivas para conter o prejuízo causado aos produtores brasileiros.

Participarão da audiência:
- o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz;
- o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller;
-o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais, Guilherme Olinto Resende;
- o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Rodrigo Sant'anna Alvim; e
-o presidente do Conselho Deliberativo do G-100, José Carnielli.

Tags:
Fonte:
Agência Câmara

0 comentário