Frango, ovo, milho e inflação em outubro de 2010

Publicado em 11/11/2010 08:21
Neste ano, só o ovo continua perdendo da inflação, aqui considerada através do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas. Ou seja: em outubro o ovo registrou valorização de 2,4% no ano, enquanto o IGP-DI acumulava variação de 9,16%. Dessa forma, só frango (com valorização de 12,20%) e milho (com valorização 10,61 pontos percentuais superior à do frango) superaram o IGP-DI.

Em 12 meses, porém, a situação é mais favorável aos três produtos, visto que enquanto o IGP-DI evoluiu 9,11%, frango, ovo e milho tiveram seus preços valorizados em 22,67%, 17,19% e 19,51%, respectivamente. Lamentavelmente, porém, esse ganho é apenas aparente – ocorreu porque a base (outubro de 2009) foi extremamente baixa, não porque os ganhos tenham sido reais.

Já em comparação ao que foi registrado em agosto de 1994, logo após o real tornar-se a moeda-padrão brasileira, os três perdem (feio) para o IGP-DI. Neste caso, menos mal para o frango, já que a principal matéria-prima do setor avícola, o milho, registra evolução quase similar de preços (diferença de apenas 13,17 pontos percentuais em mais de 15 anos). Assim, o poder aquisitivo do produtor de frango recuou menos de 5% nesse período.

Para o ovo, entretanto, a diferença é, para dizer o mínimo, gritante, visto que, logo após a implantação do real, uma caixa de ovos adquiria cerca de 2,5 sacas de milho. Em outubro passado, o valor recebido pela caixa de ovos permitiu adquirir apenas 1,5 saca de milho. Portanto, o poder aquisitivo do produtor recuou 40%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário