Frango vivo: perdas do mês foram maiores no principal mercado consumidor
Já em Minas Gerais ocorreu apenas um recuo em janeiro – de cinco centavos e na mesma ocasião em que o frango paulista enfrentava sua primeira perda, o que significou muito maior estabilidade no decorrer do mês inícial do ano e uma perda (em relação ao último preço de 2010) de apenas 2,3%.
Uma das explicações para a maior estabilidade em Minas Gerais é a de que o mercado local conta com uma baixa produção independente. Como as integrações locais mantiveram uma produção comedida e a demanda se mantém firme, a busca do produto no mercado independente foi intensa e assegurou a estabilidade do preço na maior parte do mês.
Isso, porém, não significa que a produção independente paulista tenha aumentado, ocasionando um retrocesso proporcionalmente maior nos preços do frango vivo. O que ocorreu, sim, foi uma queda – nada desprezível – na demanda do produto, seja porque o consumo de carnes de janeiro é menor que o de dezembro, porque parte da população se encontra financeiramente exaurida ou, ainda, porque outra parte está em férias – neste ano, especialmente no exterior.
Lógico que esses efeitos foram sentidos em todos os mercados. Mas tiveram efeito proporcionalmente maior no principal mercado consumidor do País, São Paulo. Daí o retrocesso de preços superior ao de Minas Gerais.
Aparentemente, pois, não há excesso de oferta. Dessa forma, o consumo tende a se regularizar assim que a população retorne à rotina, o que já começa a ocorrer. Só não se sabe se o esgotamento financeiro do consumidor vai permitir uma retomada de preços na medida das necessidades do setor.
0 comentário

Exportações de carne de frango começam julho impactadas pelos efeitos da gripe aviária

Carne suína: Volume exportado alcança 14,2 mil toneladas até a primeira semana de julho/25

Exportações de carne suína crescem em junho com alta de 30% no volume e 45% na receita diária

Exportações de carne de frango caem quase 29% em junho, mas estabilidade sanitária mantém Brasil competitivo

Cuidados para evitar a morte de leitões durante e após o parto tem impacto direto nos resultados do plantel

Após contenção de influenza aviária, governo brasileiro planeja fragilizar controle sanitário da proteína animal exportada a 157 países