Novo recuo faz frango vivo ter a menor cotação do ano em Minas

Publicado em 14/03/2011 08:58
Nova e consecutiva queda de cinco centavos ocorrida na sexta-feira (11) faz com que o frango vivo de Minas Gerais esteja sendo comercializado neste instante por R$2,05/kg, valor 9% inferior ao recorde nominal registrado nas poucas mais de três semanas decorridas entre 9 de fevereiro e 2 de março, período em que o produto foi negociado a R$2,25/kg. Com a nova queda, o frango mineiro registra agora seu menor valor de 2011.

Mas não só isso. Pois esta é a primeira vez em mais de um ano que o frango vivo de Minas Gerais apresenta cotação inferior à de São Paulo. Ou seja: embora não se trate de fato comum, situação idêntica (diferença de cinco centavos, mas a favor do frango vivo paulista) ocorreu em fevereiro de 2010.

Alguma pista que justifique essa ocorrência – no ano passado, em fevereiro; neste ano, em março? Pois é: agora, como há um ano, o frango mineiro experimentou forte desvalorização imediatamente após o Carnaval. O que é plenamente compreensível: quatro dias consecutivos sem abate seguidos de dois ou três dias de fraca procura represam de 15% a 20% dos frangos vivos comercializados no mês. A desova, assim, se torna compulsória e a qualquer preço.

Por sinal, em 2010 o mesmo efeito pós-Carnaval foi experimentado pelo frango vivo comercializado no interior paulista, que também teve perda de preço. Como isso não ocorreu neste ano, parece estar claro que (exceto pela queda de abate no período) o mercado permanece ajustado e pronto para reagir assim que a demanda pela ave viva retorne ao normal. Afinal, no Brasil, o ano está apenas começando.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário