Queda de preço volta a igualar frango de São Paulo ao de Minas Gerais

Publicado em 10/05/2011 09:07 241 exibições
Extremamente frágil já há algum tempo, ontem (9) o mercado do frango vivo impingiu nova baixa de cinco centavos ao produto comercializado no interior de São Paulo. Dessa forma, o preço praticado recuou para R$1,65/kg, mesmo valor praticado desde a semana passada em Minas Gerais.

Essa é a menor remuneração recebida pelo produto não apenas neste ano, mas em quase nove meses (isto é, desde o final de agosto de 2010). E embora esteja quase 18% acima da cotação registrada há um ano, representa valorização de não mais que 10% sobre o valor praticado dois anos atrás – R$1,50/kg em 10 de maio de 2009.

E se isso mal cobre a inflação dos últimos 12 meses, pior ainda é a perda de poder aquisitivo do produtor em relação à sua matéria-prima básica, o milho. Há um ano, a venda de uma tonelada de frango vivo permitia a compra de quase cinco toneladas de milho. Hoje, para a aquisição do mesmo volume de milho, são necessários pelo menos 40% de frangos vivos a mais.

Isso, claro, torna a produção onerosa. Estimativas preliminares indicam que as perdas são, agora, superiores a 50 centavos por cabeça de frango produzida.

Tags:
Fonte:
AviSite

0 comentário