Chuva cai e reanima cacauicultores baianos

Publicado em 09/05/2012 11:03
No sul da Bahia, onde a falta de chuva vinha preocupando os produtores de cacau, que já estimavam uma queda de 70% na produção do fruto amanheceram animados com clima, isto em virtude de uma frente fria que está sobre a região deixando o solo úmido. 

Grande parte do litoral baiano, que concentra a maior produção de cacau do estado, vinha sofrendo desde o início do ano com a seca, considerada pelas autoridades, a mais severa em três décadas, gerando um déficit hídrico e prejudicando as plantações. 

A chuva cai fraca nesta manhã (09), mas já acumulou aproximadamente 30 milímetros na região, o que deve melhorar a floração do cacau e favorecer a colheita do fruto. Na Bahia, a umidade nos próximos dias permanece concentrada entre o litoral e a Chapada Diamantina, e estima-se que, nos próximos oito dias, caia uma média de 110 milímetros de chuva. 

É estimada em 78 mil toneladas a safra temporã de cacau no estado para o ano de 2012, que teve início em outubro e ganha intensidade agora em maio, e poderá ter um aumento de 5% em relação à safra anterior, com a concretização da previsão. Ainda não existem projeções oficiais para a safra principal.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mercado do Cacau

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário