Federarroz lança 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Porto Alegre (RS)
Uma comitiva de dirigentes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul - Federarroz, liderada pelo presidente Henrique Osório Dornelles e o diretor-executivo Anderson Belloli, convidará em Porto Alegre as autoridades estaduais e setoriais, nesta quarta-feira (5/2), para a 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento acontecerá de 20 a 22 de fevereiro, em Mostardas (RS). Representantes deste município, como o presidente da Associação de Arrozeiros local, Alexandre Velho e o prefeito Alexandre Galdino, participarão do grupo, bem como o trio de soberanas do evento, formado pela rainha Liliana Temp Medeiros e as princesas Brenda Predebon e Damiana Beling.
O roteiro de convites na manhã desta quarta-feira inclui o superintendente do Banco do Brasil, Tarcisio Hubner, o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossela, o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do Legislativo gaúcho, Edson Brum, os presidentes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura - Fetag, Elton Weber, e do Instituto Rio Grandense do Arroz - Irga, Cláudio Pereira, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Luiz Fernando Mainardi, e a direção da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul - Farsul. Às 11h desta quarta-feira, a Federarroz promove uma entrevista coletiva com a imprensa da capital e região metropolitana para lançar oficialmente a programação da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.
Para o evento são esperados 10 mil produtores e visitantes ligados à cadeia produtiva em Mostardas. O Parque de Eventos do Município e o Parque Zé Terra, do Sindicato Rural, receberam investimentos, reforma e ampliação, para abrigarem a Abertura da Colheita e a infraestrutura necessária para os expositores, visitantes, bem como auditórios, a lavoura oficial, dinâmica com culturas alternativas em área de arroz e uma Vitrine Tecnológica. Na temporada 2013/14 o Rio Grande do Sul deve colher cerca de 8,2 milhão de toneladas de arroz, com produtividade média de 7,5 mil quilos por hectare. O Estado representa 64,1% da produção nacional do cereal e reúne quase 20 mil produtores, gerando 250 mil empregos diretos e indiretos nesta cadeia produtiva em cerca de 150 municípios, especialmente da região conhecida como Metade Sul. O foco principal do evento em Mostardas será a sustentabilidade do setor produtivo, desde os insumos e o manejo da lavoura até o mercado externo.
0 comentário

Brasil exporta 389,2 mil toneladas de arroz beneficiado no primeiro semestre de 2025

Arroz/Cepea: Aquecimento na demanda mantém preço firme pela 3ª semana seguida

Federarroz cobra novos mercados e mais fiscalização após anúncio da compra de arroz pela Conab

Arroz/Cepea: Indicador do arroz em cascata completa 20 anos de história

Ibrafe: Exportação de Feijão-preto aumenta 22%, mas Preços Caem 54%

Feijão/Cepea: Exportações crescem com força no 1º semestre