Arroz: Valores do casca seguem em alta

Publicado em 21/05/2014 10:32

Os preços do arroz em casca continuam subindo no mercado sul-rio-grandense, de acordo com informações do Cepea. Apesar da maior produção interna, as vendas em baixos volumes têm dado o tom altista aos preços. Enquanto isso, a cada dia aumenta a dificuldade do repasse dos custos ao produto beneficiado, o que também está relacionado à concorrência entre empresas do Rio Grande do Sul. Há empresas dispostas a negociar com margens menores, enquanto outras tentam o repasse total dos custos. O Indicador ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 8% grãos inteiros) subiu 0,52% entre 13 e 20 de maio, fechando a R$ 36,45/sc de 50 kg na terça-feira, 20. Na parcial deste mês, o Indicador registra alta de 1,48%. Orizicultores se mantêm retraídos, disponibilizando os lotes do casca somente à medida que necessitam “fazer caixa”. Parte dos produtores tem a opção de vender outros produtos, como soja e gado, e/ou tem acesso aos recursos governamentais para custeio da safra, como EGF (Empréstimo do Governo Federal). Além disso, orizicultores estão atentos ao final da colheita e ao manejo da armazenagem e secagem do produto. Indústrias se queixam do fraco ritmo de venda de arroz beneficiado aos grandes centros consumidores. Com isso, beneficiadoras realizam compras de casca apenas para atender a demanda.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Claudio Cassol Santa Maria - RS

    - Quanto a safra de arroz de 2013/2014, a quebra na produção no rgs. será de no mínimo da ordem de 25 a 30%, em razão de aspectos relacionados com o clima, muito úmido, com incidência da Brusone. Os preços estão achatados,desde o anor de 2003, sendo, que, hoje deveria estar, no mínimo R$70,00 a saca de 50kgs.COM PADRÃO DE 50 x 18 de grãos inteiros. Por hoje é só, gostaria, que Alguém da área econômica, corrigisse os preços desde 2003 e depois, nos brindassem, com estas informações, os custos do diesel, autopeças, pneus, fretes, eletricidade, Mão de Obra e encargos sociais. Armazenagem, etc.dia 21.05.2014.

    0