Seca na China pode afetar a safra de trigo

Publicado em 10/02/2011 06:58
Uma severa estiagem atinge cerca de 6,4 milhões de hectares cultivados com trigo de inverno em oito províncias da China, ameaçando reduzir a produção de grãos do país, segundo informou ontem o Ministério da Agricultura chinês. Autoridades do governo estimam que a área afetada pela seca é maior do que a prevista pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), de 5,16 milhões de hectares em cinco províncias - Shandong, Jiangsu, Henan, Hebei e Shanxi. Juntas, as cinco províncias responderam por 67% da produção de trigo em 2009/10.

O Ministério afirmou que lavouras de trigo de inverno também foram afetadas em Anhui e Gansu. Somadas, as oito províncias correspondem a 35,1% da área de trigo, onde 80% da safra da China foi produzida no ano passado. Segundo a agência de notícias Xinhua, a província de Shandong recebeu volume de chuvas 85% abaixo do normal para o período. Se não houver precipitação substancial até o fim do mês, a seca será a mais grave em 200 anos.

O analista Hu Jianjun, da corretora Hongyuan Securities, avalia que a produção de trigo da China deve cair de 3% a 5%, ou de 3 a 5 milhões de toneladas, por causa da seca. O Ministério ainda não divulgou estimativas sobre a produção de 2011/12, pois diz que ainda é muito cedo para mensurar o impacto da seca na safra. Mas o mercado futuro local reagiu fortemente às preocupações com a estiagem: o contrato de trigo para entrega em setembro na Bolsa Zhengzhou Commodities Exchange subiu 6% ontem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário