Sentimentos diferentes sobre o novo plantio de trigo no Brasil

Publicado em 24/03/2011 08:49 386 exibições
Dois sentimentos quase contrários tomam conta das decisões dos triticultores brasileiros, conforme a sua localização.

Os gaúchos estão eufóricos e falam em aumento de área ao redor de 15%, para um milhão de hectares plantados, o que, se aplicada a produtividade deste ano, permite projetar uma safra de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas, cerca de 28,86% acima da anterior. A explicação para este aumento é que o estado foi o principal beneficiado com o aumento das exportações nesta temporada, que passaram de 1,17 milhão de toneladas no período 2009/2010, para 1,45 milhão de tonelada no período 2010/2011, que enxugaram os estoques e elevaram os preços em uma média de 25% no período, a níveis até acima do preço mínimo, principalmente depois de fevereiro último.

Já no Paraná, onde a exportação quase não foi percebida, as estimativas da Secretaria da Agricultura até o momento (dentro de dois dias haverá outra, mais atualizada) são de uma redução de área ao redor de 11%, fazendo-a cair para algo ao redor de 1,02 milhão de hectares, quase igualando-a à do Rio Grande do Sul, o que não acontecia há muitos anos. A elevação dos preços no Paraná esteve ao redor de 22% no mesmo período.

Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi, quando leio essas noticias, fico " EUFÓRICO " , fico " EXTASIADO " , fico " ENLEVADO " , fico " ARROUBADO ", ETC... , e com todos esses "fico", ACREDITAR EM QUEM ??. .... " E VAMOS EM FRENTE ! ! ! " ....

    0