Safra europeia de grãos subirá 2,4%

Publicado em 30/03/2011 07:30
Em um momento de demanda maior e alta de preços das commodities, a Europa vai conseguir elevar a produção de grãos.

O aumento, no entanto, não está sendo muito comemorado porque as preocupações dos europeus recaem sobre a produtividade, ainda considerada baixa.

A safra agrícola da União Europeia, incluindo 27 países, deve atingir 282,1 milhões de toneladas no período 2011/12, volume que, se confirmado, superará em 2,4% o da safra anterior.

É o que mostram estatísticas da Copa e da Cogeca, entidades que representam os produtores agrícolas e as cooperativas da região.

A área a ser semeada fica estável em relação à anterior: 56,4 milhões de hectares. Já a produtividade cresce apenas 2,2%, atingindo cinco toneladas por hectare.

Grande parte do aumento de safra na Europa vai ocorrer devido ao milho, segundo a Cogeca. A área deve subir para 8,6 milhões de hectares, 7,5% mais do que na anterior, elevando a safra para 59,1 milhões de toneladas.

O problema dos produtores de milho, no entanto, será a produtividade, que deverá recuar 0,6%.

O trigo segue tendência inversa. Haverá redução de área para 25,6 milhões de hectares, mas a produtividade aumenta. A safra total vai a 138 milhões de toneladas.

A produção de oleaginosas sobe para 29 milhões de toneladas, 4,4% mais do que na anterior, aponta a Cogeca. O maior aumento ocorre com a soja: 18% mais, mas apenas 1,4 milhão de toneladas.

Safra maior e preços elevados não aliviam a situação dos produtores europeus, que reclamam que os custos estão elevados na região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário