Seca, calor forte e perspectivas de estoques e produção de trigo menor nos EUA

Publicado em 10/05/2011 08:40 472 exibições
A cotação de julho/11 do trigo brando negociado no mercado futuro da Bolsa de Chicago fechou a $ 7,90 nesta segunda-feira, alta de 31 cents/bushel (perto de 50 cents em relação à cotação mais baixa da última sexta feira), numa típica reação de mercado de clima ante as preocupações com as safras de inverno nos EUA e na Europa, que voltaram a apresentar falta de chuva e sol intenso, que atingiu 37,8 graus Celsius e com seca prevista também para os próximos dias, assim como também nas regiões de produção do trigo brando na Europa. O trigo liderou a alta dos grãos. As inspeções para exportação de trigo americano foram estimadas em 34,62 milhões de bushels, o que foi acima das expectativas do mercado e muito acima das 28,7 milhões de bushels da semana anterior. Na sua primeira visão sobre a temporada de 2011/12, o mercado estima estoques finais do trigo nos EUA em 660 milhões de bushels, comparado com a estimativa corrente de 839 milhões de bushels para a temporada 2010/11.  Sobre a produção, o mercado estima número de 2,04 bilhões de bushels, comparado com 2,22 bilhões de bushels em 2010.

Problemas também com o trigo na Europa
O contrato de Mai/11 do trigo industrializável negociado na Euronext de Paris fechou em grande alta nesta segunda feira, a 267,75 euros, ou 11,6% acima da cotação anterior. A cotação de Nov/11 fechou a 226, alta de 6,2%. Esta cotação alta só não foi maior do que a de 9 de fevereiro ultimo, quando bateu 281/tonelada. O salto reflete, além da tendência de alta em Chicago, o termômetro mundial com as preocupações com o clima seco que continua sobre as áreas plantadas com trigo de inverno na União Européia, notadamente França, Alemanha, Reino Unido e Polônia. Os danos são irreversíveis. Não havia chuvas sobre o norte da França, Alemanha ou Polônia neste fim de semana e nada significativo de previsão para a semana. O clima ainda é uma forte preocupação na Europa. Os danos são agora irreversíveis, tanto em cevada c=quanto em trigo. As chuvas que ocorreram no fim de semana no Reino Unido não foram suficientes para desenvolver a cultura.

No pregão de Paris houve ajustes técnicos com a aproximação do dia final de entrega na terça-feira da próxima semana. As pessoas tiveram que fazer coberturas curtas.

Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

0 comentário