Seca, calor forte e perspectivas de estoques e produção de trigo menor nos EUA

Publicado em 10/05/2011 08:40
A cotação de julho/11 do trigo brando negociado no mercado futuro da Bolsa de Chicago fechou a $ 7,90 nesta segunda-feira, alta de 31 cents/bushel (perto de 50 cents em relação à cotação mais baixa da última sexta feira), numa típica reação de mercado de clima ante as preocupações com as safras de inverno nos EUA e na Europa, que voltaram a apresentar falta de chuva e sol intenso, que atingiu 37,8 graus Celsius e com seca prevista também para os próximos dias, assim como também nas regiões de produção do trigo brando na Europa. O trigo liderou a alta dos grãos. As inspeções para exportação de trigo americano foram estimadas em 34,62 milhões de bushels, o que foi acima das expectativas do mercado e muito acima das 28,7 milhões de bushels da semana anterior. Na sua primeira visão sobre a temporada de 2011/12, o mercado estima estoques finais do trigo nos EUA em 660 milhões de bushels, comparado com a estimativa corrente de 839 milhões de bushels para a temporada 2010/11.  Sobre a produção, o mercado estima número de 2,04 bilhões de bushels, comparado com 2,22 bilhões de bushels em 2010.

Problemas também com o trigo na Europa
O contrato de Mai/11 do trigo industrializável negociado na Euronext de Paris fechou em grande alta nesta segunda feira, a 267,75 euros, ou 11,6% acima da cotação anterior. A cotação de Nov/11 fechou a 226, alta de 6,2%. Esta cotação alta só não foi maior do que a de 9 de fevereiro ultimo, quando bateu 281/tonelada. O salto reflete, além da tendência de alta em Chicago, o termômetro mundial com as preocupações com o clima seco que continua sobre as áreas plantadas com trigo de inverno na União Européia, notadamente França, Alemanha, Reino Unido e Polônia. Os danos são irreversíveis. Não havia chuvas sobre o norte da França, Alemanha ou Polônia neste fim de semana e nada significativo de previsão para a semana. O clima ainda é uma forte preocupação na Europa. Os danos são agora irreversíveis, tanto em cevada c=quanto em trigo. As chuvas que ocorreram no fim de semana no Reino Unido não foram suficientes para desenvolver a cultura.

No pregão de Paris houve ajustes técnicos com a aproximação do dia final de entrega na terça-feira da próxima semana. As pessoas tiveram que fazer coberturas curtas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário