Mandioca: Preços reagem no PR com a chegada do final de ano
A colheita da mandioca se estende durante o ano inteiro, porém a maior concentração ocorre nos meses de maio a agosto. Neste período, segundo a pesquisa, geralmente predomina a mandioca de dois ciclos, o que resulta em maior produtividade agrícola e maior rentabilidade econômica ao produtor.
Os trabalhos com a colheita já se aproximam do seu final tendo alcançado até o momento cerca de 85% dos 72.000 ha destinados para a safra de 2013/14. Apesar de alguns períodos sem chuva, nos principais Núcleos Regionais, os produtores intensificaram a colheita com vistas a uma pequena reação nos preços.
Após vários meses de preços baixos, a proximidade de final de ano, o período de férias e o recesso industrial no mês de janeiro, provocaram o aumento na demanda pela farinha e fécula. Esta necessidade de reposição de estoques, pelos atacadistas, fez com que os preços começassem a reagir. Na última semana, os produtores receberam em média de R$ 250,00 / t de raiz o que já resulta em rentabilidade positiva de 35% sobre o custo variável e 4% sobre o custo total de produção.
0 comentário
Abertura dos mercados da União Econômica Eurasiática (UEEA) para amêndoas de cacau
Em Pérola, noroeste do Paraná, produtores de acerola se organizam para obter selo de Indicação Geográfica
Alta valorização persiste no mercado do cacau, que olha para estoques globais como principal preocupação
Setor produtivo debate ações de monitoramento e erradicação da monilíase do cacau
HF Brasil/Cepea: Balança comercial de frutas e hortaliças está negativa, mas pode fechar positiva em 2024
Índice CEAGESP variou 2,42% em setembro