Mandioca: Preços reagem no PR com a chegada do final de ano
A colheita da mandioca se estende durante o ano inteiro, porém a maior concentração ocorre nos meses de maio a agosto. Neste período, segundo a pesquisa, geralmente predomina a mandioca de dois ciclos, o que resulta em maior produtividade agrícola e maior rentabilidade econômica ao produtor.
Os trabalhos com a colheita já se aproximam do seu final tendo alcançado até o momento cerca de 85% dos 72.000 ha destinados para a safra de 2013/14. Apesar de alguns períodos sem chuva, nos principais Núcleos Regionais, os produtores intensificaram a colheita com vistas a uma pequena reação nos preços.
Após vários meses de preços baixos, a proximidade de final de ano, o período de férias e o recesso industrial no mês de janeiro, provocaram o aumento na demanda pela farinha e fécula. Esta necessidade de reposição de estoques, pelos atacadistas, fez com que os preços começassem a reagir. Na última semana, os produtores receberam em média de R$ 250,00 / t de raiz o que já resulta em rentabilidade positiva de 35% sobre o custo variável e 4% sobre o custo total de produção.
0 comentário

Alface/Cepea: Cotações despencam no RJ

Batata/Cepea: Preços se mantêm praticamente estáveis desde o final de abril

Manga/Cepea: Colheita de mangas verdes na roça interrompe movimento de alta nos preços

Tomate/Cepea: Oferta controlada sustenta preços pela 2ª semana

Acordo entre EUA e China e dúvidas sobre a qualidade da safra africana elevam preços do cacau, que se aproximam de US$ 10 mil

HORTI RESENHA #103 - Consumo de batata in natura no Brasil está recuando