Produtores de abacaxi de Salvaterra/PA aprendem técnicas de produção integrada

Publicado em 19/11/2019 11:01
37 exibições

Agricultores rurais do município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, participaram do curso de Produção Integrada de Frutas (PIF), voltado ao cultivo do abacaxi. A capacitação foi organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com o objetivo de fortalecer a assistência técnica entre os produtores de abacaxi da região.

A ação faz parte de um convênio firmado entre as duas instituições, com vigência até 2021. O curso foi realizado na comunidade Condeixa e reuniu 36 participantes, sendo 25 agricultores e os demais técnicos da Emater e Sedap. Durante a capacitação, eles passaram por uma série de treinamentos específicos, como preparo do solo, manejo da adubação e controle de pragas e doenças.

Aristóteles Pires de Matos, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Cruz das Almas, no Estado da Bahia, ministrou o curso e reforçou a importância do treinamento dado aos participantes. “O FIF trabalha com sistema de boas práticas agrícolas. então, o curso vem para melhorar ainda mais a produção do abacaxi em Salvaterra, que já tem uma produção muito boa. No decorrer, abordamos a importância de respeitar o meio ambiente e também a atenção que se deve ter com o lado social da comunidade”, informou.

Segundo Aristóteles de Matos, uma Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determina que, a partir de agosto de 2021, a produção de abacaxi seja, obrigatoriamente, com rastreabilidade. Essa determinação também foi abordada durante o curso, que continuará a ser ministrado no ano que vem para os produtores. 

A capacitação foi organizada pelo Escritório Regional da Emater das Ilhas, tendo à frente o supervisor adjunto Valdeides Lima. Segundo ele, o curso atendeu à demanda dos produtores. “Foi uma capacitação para fortalecer a produção de abacaxi no município, que é o terceiro maior produtor do Estado”, ressaltou.

Tags:
Fonte: Agência Pará

0 comentário