Rodada de negócios de frutas frescas gera U$ 8,5 milhões em Petrolina - PE
Uma previsão de acordos comerciais da ordem de U$ 8,5 milhões para 2023. Este foi o balanço inicial da rodada de negócios de frutas frescas, concluída nesta sexta-feira (18), em Petrolina - PE, que reuniu 12 compradores de 9 países e 14 empresas vendedoras nacionais.
Realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Valexport e a Prefeitura de Petrolina, a rodada de negócios trouxe ao Vale compradores de países já clientes como França, Espanha, Inglaterra, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Estados Unidos, além de importadores que vieram pela primeira vez à região a exemplo da Lituânia, Polônia e Suécia.
O comprador da Inglaterra, Stephen Redfern, participou de reuniões com todas as empresas vendedoras e efetivou acordos comerciais para compra de uvas logo no início de dezembro próximo. "Já compramos anualmente do Vale do São Francisco 3 mil toneladas de uvas e agora pretendemos ampliar esse número com os contatos feitos na rodada", ressaltou.
De acordo com uma das representantes das empresas vendedoras, Alana Menezes, o saldo para os produtores de frutas do Vale do São Francisco foi extremamente positivo. "As reuniões com os compradores foram objetivas e depois de sentar à mesa com representantes de grandes países importadores de frutas, concluímos este encontro com as melhores perspectivas de aumento das nossas exportações principalmente de manga e uva em 2023", frisou.
Para a analista de negócios da Apex na Europa, Analisa Volse, os resultados da rodada de negócios superaram as expectativas. "Tivemos dois dias intensos com mais de 150 reuniões que vão proporcionar a implementação e ampliação de negócios internacionais, possibilitando novas oportunidades de crescimento para a fruticultura regional", destacou. A analista acrescentou ainda que os compradores internacionais também fizeram visitas técnicas às empresas produtoras de frutas da região.
Parte da programação da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que foi adiada para o período de 9 a 12 de agosto do próximo ano, a rodada de negócios de frutas frescas, segundo o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Petrolina e coordenador da Fenagri 2023, Thiago Brito, será reeditada durante a feira com a expectativa de ótimos negócios para produtores e compradores de frutas do mundo inteiro. Compartilhando da mesma perspectiva, o gerente executivo da Valexport, Tássio Lustosa, adiantou que os contatos já estão sendo feitos para a formatação da agenda de encontros, visando a comercialização de manga, uva e também de outras frutas a exemplo de limão, mamão, melão, abacaxi, acerola e maracujá.
0 comentário
Safra da uva 2025/2026 deve superar produção normal no Rio Grande do Sul
HORTI RESENHA #128 - Ibraoliva espera super safra em 2026 e acompanha de perto acordo Mercosul-União Europeia
Uva/Cepea Acordo Mercosul-União Europeia começa a entrar no radar de agentes brasileiros
Mercado hortigranjeiro registra estabilidade nos preços da laranja e da maçã e elevação nas demais frutas e hortaliças
Mercado da mandioca busca equilíbrio entre oferta e demanda para mitigar cenário baixista dos preços
Gene de parente silvestre do amendoim ativa “memória de defesa” contra seca e pragas em plantas cultivadas