Citros: Redução no estoque de suco indica cenário positivo em 2014

Publicado em 03/01/2014 09:30

O volume de suco de laranja brasileiro em estoque deve apresentar redução neste ano, o que, somado à estimativa de forte queda de produção da Flórida (EUA), eleva as expectativas de melhor rentabilidade do setor em relação aos dois últimos anos. Além disso, a quantidade de laranjas produzidas em São Paulo na safra 2014/15 ainda é incerta, mas tudo indica que não será suficiente para compensar a redução norte-americana e gerar grandes excedentes. No encerramento da safra atual (junho/14), os estoques de suco brasileiro podem estar em 476,6 mil toneladas, em equivalente concentrado, conforme estimativa da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos). Essa quantidade é considerada confortável para indústrias, mas, se confirmada, será 38% menor que as 766 mil toneladas estocadas no mesmo período de 2013. Em relação ao mercado de laranjas de mesa paulista, a expectativa também é de um ano positivo. No primeiro bimestre de 2014, quando as frutas da safra 2014/15 ainda não serão ofertadas, os preços podem ser bem firmes, principalmente os de laranjas de qualidade. Nos demais meses do ano, o valor das frutas para consumo in natura deve depender tanto da produção disponível quanto do volume que a indústria deve absorver para moagem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Edson Francisco Bassi Artur Nogueira - SP

    Espero que seja um ano que pelo seja de preços realmente justos, pois a produção deve cair ainda mais devido a falta de capital de giro para cuidar dos pomares, já que estamos a dois anos sem margem de lucro devido aos preços muito baixos pago, pela indústria. Agora este ano teremos estoques relativamente baixos por parte das indústrias e também produção baixa por parte dos produtores, assim preços melhores para os produtores, é isso que nós citricultores esperamos.

    0