Paranaguá contrata batimetria e sinalização do canal de acesso

Publicado em 29/05/2012 10:26
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) concluiu o processo de licitação e assina nos próximos dias um contrato para serviços de batimetria do canal de acesso aos portos de Antonina e Paranaguá e da bacia de evolução. O investimento previsto é de R$ 406 mil em recursos da Appa.

“O levantamento batimétrico estabelece a profundidade do canal e por sua vez o calado para navios que entram no porto. Também é usado para acompanhamento e medição do volume de material a ser retirado em obras de dragagem, como a que será iniciada em Paranaguá nos próximos dias”, explica o superintendente do Porto, Luiz Dividino.

Tecnicamente, a batimetria é um levantamento topográfico do fundo do mar. O equipamento que será utilizado em Paranaguá é um ecobatímetro, com sistema integrado de posicionamento global (GPS), para medir a profundidade em uma posição exata.

A execução da batimetria está prevista na Lei dos Portos (8.630) e deve ser feita periodicamente pelos portos. A última batimetria feita em Paranaguá foi em janeiro de 2011.

O novo contrato que será assinado pelos Portos do Paraná terá duração de dois anos, seguindo um cronograma estabelecido, que inclui o acompanhamento do processo de dragagem.

BÓIAS DE SINALIZAÇÃO — O Porto de Paranaguá também está contratando uma empresa que ficará responsável pelo serviço de manutenção das bóias de balizamento que fazem a sinalização dos canais de acesso e da bacia de evolução dos portos paranaenses. O contrato será assinado nas próximas semanas e o investimento previsto é de R$ 847 mil, para um contrato de dois anos.

O projeto de sinalização é feito em conjunto com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, e a manutenção é de responsabilidade da Autoridade portuária, que deve manter um índice mínimo de eficácia do sistema de sinalização, que deve operar em boas condições em pelo menos 95% do tempo, o que garante a confiabilidade, ou não, de um canal de navegação.

Na Baía de Paranaguá estão instaladas 66 bóias de sinalização e a empresa que venceu a licitação para um período de dois anos, renovável por igual período, ficará responsável pela manutenção dos equipamentos 24 horas por dia, sendo obrigada manter a sinalização dentro do índice de confiabilidade e sanar qualquer não conformidade em até 72 horas.

Segundo o superintendente da Appa, a contratação destes serviços em caráter contínuo e por longo prazo afastará em definitivo o risco de descontinuidade dos sinais de balizamento e navegação. “Estamos cumprindo as determinações do governador Beto Richa em especial quanto a buscar soluções perenes para os Portos do Paraná, garantindo a segurança da navegação”, afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
APPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário