Logística ruim causa perdas de 10% na safra agrícola, diz estudo

Publicado em 09/12/2010 06:44
A ineficiência logística do agronegócio custa cerca de 10% da safra agrícola brasileira, que se perde por causa de estradas esburacadas e mal conservadas. Segundo dados da Elizabeth Chagas Consultoria e Assessoria em Comércio Internacional, os prejuízos ocasionados por causa da logística chegam a US$ 4 bilhões todos os anos. A estimativa leva em conta as perdas geradas na colheita, no transporte, na armazenagem e nos segmentos de varejo e consumo.

Para o deputado federal Homero Pereira (PR/MT), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária e presidente da Frente da Logística de Transportes, o problema tem que ser resolvido com pesados investimentos em logística de transportes. O deputado reconhece que o governo federal tem feito investimentos em rodovias e ferrovias, mas que a matriz de transportes terrestres deveria ter modais com a rede hidroviária.

"As hidrovias deveriam ser priorizadas para o escoamento da produção. Mato Grosso, por exemplo, depende hoje de estradas para levar grãos e carnes para os portos do sudeste. As hidrovias precisam ser melhor utilizadas", ponderou.

Para o deputado, o Brasil deve prever o aproveitamento dos rios não só para o setor energético. "É um desperdício utilizar rios apenas para produzir energia. As hidrovias devem estar contempladas em projetos para construção de hidrelétricas", afirmou.

O cálculo dos prejuízos foi feito com base na projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta produção de 147 milhões de toneladas de alimentos para a safra de 2009/2010 e perda de 10% do volume produzido. Com o montante perdido, o Brasil poderia construir quatro portos com 16 berços de atracação ou 20 terminais de fertilizantes iguais ao que já existem no porto de Santos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Olhar Direto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário