Milho 'desbanca' reinado da soja em Mato Grosso

Publicado em 06/06/2012 12:48
Em quatro cidades, entre elas Sorriso, a produção será maior que a de oleaginosa
Após anos de hegemonia, o reinado da soja pode estar com os dias contados em Mato Grosso. A oleaginosa é atualmente o carro-chefe da agricultura estadual, mas nos próximos anos pode deixar o posto. Tudo baseado principalmente no crescimento exponencial da safra de milho.

O próprio setor produtivo fala em uma inversão de papeis embora não se determinem prazos. Mas a transformação já começou. Em quatro cidades do estado a produção do cereal nesta temporada já ultrapassará a oleaginosa: Sorriso, Lucas do Rio Verde (importantes produtoras da soja), Vera e Cláudia, indica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

De acordo com a entidade, será a primeira vez na história do Estado que isso deve ocorrer. Sorriso, com uma área de 460 mil hectares, a segunda safra deve atingir 2,5 milhões de toneladas, 28% maior do que a produção de soja (1,9 milhão de toneladas). Já em Lucas do Rio Verde devem ser 914,7 mil toneladas do cereal para 701,4 mil toneladas de soja. Já Vera e Cláudia terão mais milho do que soja, 4,6% e 26%, respectivamente.

Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho no estado (Aprosoja), Carlos Fávaro destaca que o crescimento do milho está associado ao misto de condições favoráveis e nos investimentos maiores feitos pelos agricultores. Em tom otimista destaca que aos poucos o potencial do milho vai remodelar o cenário agrícola da unidade federada.

"O milho está engatinhando e acredito que certamente será o maior produto de Mato Grosso", disse ao Agrodebate. Mas como lembra o dirigente da Associação, a soja não deixará de influenciar diretamente a economia do estado. Embora possa ser ultrapassada no quesito de produção ainda será ela a maior geradora de riquezas para a agricultura. Somente para este ano, por exemplo, a renda com a cultura deve bater a casa de R$ 14 bilhões frente aos R$ 3,4 bilhões do milho, aponta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

"O milho está engatinhando ainda, mas certamente será o maior prodtuo de Mato Grosso. Talvez não em renda, mas em produção vai passar a soja pela vocação da cultura em aceitar a tecnologia", lembra Fávaro.

Para o ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, a safra de milho perdeu status de safrinha e se tornou safrão. "Mato Grosso tem uma safrinha com indicativos formidáveis que podem atender a demanda mundial", declarou.

Somente em 2012 Mato Grosso deve produzir 13,1 milhões de toneladas de milho, volume 87,5% maior peraante ao verificado no período 2010/11, em 6,9 milhões de toneladas, conforme o Imea. "O milho já tendo a produção maior", reforça Nery Ribas, gerente-técnico da Aprosoja de Mato Grosso.

Cleber Noronha, analista de mercado Imea, lembra ainda que as condições climáticas e a tecnologia utilizada contribuirão com o resultado do estado. O especialista frisa que somente neste ano Mato Grosso deve ofertar quase 20% de todo milho que será produzido no Brasil.

Estrutura

Atrelado ao crescimento do milho, maiores deverão ser os investimentos a serem feitos para que a estrutura seja suficiente para comportar o produto. Entre eles, mais recursos para a construção de armazéns.

"Precisamos de mais armazéns. Alguns grandes produtores têm a oportunidade de fazer por conta própria [a construção]. Mas todos podem fazer sua parte, se organizarem", cita o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrodebate

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cleverton Bastian Cláudia - MT

    Moro em Claudia - MT, e a realidade que observo em meu município, nao diz respeito a maior área plantada, mas o que ocorre aqui é o fenômeno da chamada "tempestade perfeita", péssima safra de soja que jogou os índices para baixo, aliada a excelente safra de milho... Então o que houve, ao menos aqui em Claudia foi isso uma media baixa na safra de soja e uma media (ao menos se espera) na safra de milho

    0