Milho: China abre as portas para cereal brasileiro

Publicado em 07/06/2012 14:09
A China apresenta agora um protocolo que abre as portas do país ao milho produzido no Brasil. Segundo informações do jornal Gazeta do Povo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu um documento que descreve parâmetros fitossanitários que devem liberar o comércio do cereal entre os países.

A compra do milho brasileiro pelos chineses acontece em função da ameaça de escassez do cereal no mercado interno. Somente nas últimas cinco safras o consumo de milho registrou acréscimo de 50 milhões de toneladas no país. 

A China possui atualmente uma das maiores produções de milho do mundo, com estimativa de colher 193 milhões de toneladas do cereal na temporada 2012/13. As importações do gigante asiático há três anos não atingiam 1 milhão de toneladas, mas na temporada passada chegaram a 5 milhões de toneladas e nesta devem atingir a marca de 7 milhões de toneladas, em um ano em que o Brasil terá 10 milhões de toneladas de milho disponível para as exportações. 

A China, que também trava negociações para exportação do milho argentino, deverá enviar este mês ao país representantes para discutir as variedades aceitas para comercialização. As deliberações com o país vizinho devem servir de parâmetro para o Brasil. Ainda assim, só devem ser aceitas variedades já aprovadas para o consumo chinês.

Segundo informações do presidente executivo da Abramilho (Associação Brasileira de Produtores de Milho) em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o Brasil tem condições de atender às exigências fitossanitárias da China e deve ganhar espaço no mercado frente ao milho estadunidense. “Os Estados Unidos não tem milho suficiente para mandar para fora. A Argentina é grande exportador, mas também não dispõe de grande volume. A China deve levantar o mínimo de exigências possível, porque precisa repor seus estoques”, esclarece.

Com informações Gazeta do Povo
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário