Safra de milho verão atinge menor área no Paraná nos últimos anos

Publicado em 08/01/2014 07:44 658 exibições
Escolha pela soja, empurra produção do cereal para o ciclo de inverno

Milho ou soja? A pergunta que sempre martelou a cabeça do produtor durante a primeira safra parece estar perdendo o sentido no Paraná e no País. Cada vez mais, a escolha pela oleaginosa empurra boa parte da produção de milho para o ciclo de inverno. Na safra paranaense 2013/14, os números negativos estão bem nítidos: essa é a menor área de milho plantada na safra de verão em toda a série histórica.

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretária de Agricultura do Estado do Paraná (Seab), aponta uma queda de 24% na área de plantio, caindo de 875,9 mil hectares para 669,8 mil hectares. A produção também seguiu essa linha, queda de 7,1 milhões de toneladas para 5,6 milhões de toneladas: -21%.

No restante do País, a tendência de queda no plantio é um pouco mais baixa que no Estado, com diminuição da primeira safra variando entre 15% e 20%. Em estados como o Mato Grosso do Sul, a força da soja é ainda mais nítida. Não é difícil, inclusive, encontrar produtores apostando em uma segunda safra de soja ao invés do milho safrinha, apesar de todos os riscos sanitários que surgem junto a essa decisão.

Leia a notícia na íntegra no site da FolhaWeb.

Tags:
Fonte:
Folha Web

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário