Argentina: Plantio de milho chega a 45% e cultura se desenvolve bem

Publicado em 08/12/2014 15:01

 

Milho Argentina 1

O plantio de milho na Argentina já chega a 45% da área, segundo informa a Bolsa de Cereais de Buenos Aires em seu último informativo, apresentando, na semana, um progresso de 3,5 pontos percentuais. A área estimada para essa safra é de 3 milhões de hectares. Em relação à temporada anterior, há um atraso de cerca de 2,5 pontos percentuais. 

A concentração da atividade de semeadura, que aumentou depois de uma melhora no cenário climático, se deu com mais intensidade nas regiões no norte do Pampa, no Oeste e Centro de Buenos Aires, regiões onde o plantio acontece um pouco mais tarde. Os trabalhos também evoluem bem na província de Córdoba e no Núcleo Sul, em ambos os casos, há uma boa oferta hídrica disponível no solo que tem favorecido o andamento do plantio. 

Por outro lado, as regiões que foram plantadas mais cedo agora possuem lavouras em fase vegetativa se desenvolvendo sob condições hídricas favoráveis, e, nas áreas do Centro-Norte de Córdoba e em algumas regiões pontuais dos Núcleos Norte e Sul já há plantações em etapas reprodutivas de floração. Pontualmente no Centro-Norte de Córdoba, algumas lavouras já se mostram no estágio V7 e, em alguns casos, houve o registro do ataque de lagartas, o que, no entanto, foi controlado a tempo. 

Já nas áreas do Núclo Norte onde o plantio acontece mais tarde, o plantio deve começar nas próximas semanas. Entre as lavouras já implantadas mais cedo, a maior parte se encontra entre os estágios V6 e V8 e algumas apresentam um certo atraso na floração. Em linhas gerais, porém, o cultivo se mostra de bom a excelente. 

Entretanto, no Núcleo Sul, muitas áreas permanecem enchardas depois das últimas fortes chuvas que foram recebidas pela Argentina nos meses passados. Esses elevados acumulados de precipitações dos últimos dias se somam aos excessos hídricos ainda de novembro. 

Sobre o Norte do Pampa e o Oeste de Buenos Aires, as plantações se encontram entre os estágios V6 e V10, refletindo boas condições de cultivo, sustentadas, boa parte, pelas chuvas acumuladas durante as últimas semanas. 

Com informações do site argentino Infocampo.

Tradução: Notícias Agrícolas

Por Carla Mendes

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Infocampo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário