Milho: alta do frango melhora poder de compra do avicultor; mas...

Publicado em 22/07/2011 08:57
Aliadas a um pequeno recuo de preços do grão, as altas de preço obtidas pelo frango vivo nos últimos dias propiciaram ligeira melhora no poder de compra do avicultor. Mesmo assim, considerados os preços mais recentes (R$1,85/kg para o frango vivo; pouco mais de R$30,00 para a saca de milho), esse poder de compra mantém o segundo pior nível dos últimos 37 meses (mais de três anos).

Isso quer dizer que, considerado esse espaço de tempo, a situação deste mês só não está pior que a de junho último, ocasião em que uma tonelada de frango adquiriu não mais que 3,1 toneladas de milho.

De toda forma, o aumento observado (de 8% em relação ao mês anterior, o que corresponde a 3.350 quilos de milho por mil quilos de frango vivo), mantém o poder aquisitivo do produtor de frango cerca de um terço abaixo do registrado há um ano e quase 40% abaixo do registrado há dois anos, em julho de 2009.

A realidade é que em julho de 2009 o produtor necessitava de cerca de 195 quilos de frango vivo para adquirir uma tonelada de milho. Hoje, para o mesmo volume do grão, necessita de pelo menos 100 quilos a mais – um adicional superior a 50%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário