Brasil e EUA agilizam abertura de mercado
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publicou na segunda-feira, 23 de dezembro, a consulta pública para o reconhecimento de 14 estados brasileiros como áreas livres de febre aftosa com vacinação: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A consulta será realizada até o dia 21 de fevereiro de 2014. Após esta data, o USDA irá analisar os comentários recebidos para a preparação do regulamento final. Esta é mais uma etapa do processo para a liberalização das exportações de carne bovina in natura desses estados para os EUA.
O Brasil notificou à Organização Mundial do Comércio (OMC) seus requisitos sanitários para a importação de carne bovina in natura proveniente de países que tiveram ocorrência de BSE, como é o caso dos EUA. Agora, se inicia a avaliação sobre saúde pública para concluir o processo de análise de risco.
As ações tomadas pelos dois países inserem-se no contexto do entendimento mútuo contido na Declaração Conjunta divulgada no último dia 18 de dezembro.
0 comentário

Trump diz que Brics "acabaria rapidamente" se chegasse a se formar de modo significativo

Câmara aprova uso de fundo social para agricultores atingidos por calamidades

Ministro da AGU avalia que tarifa dos EUA sobre Brasil tem "big techs" como motivação principal

Parlamentares da FPA criticam aumento de impostos e cobram ações do governo em defesa do agro

FPA: Comissão de Infraestrutura do Senado aprova projeto sobre emergência climática

“Plano Safra deve ser política de Estado, não questão ideológica”, defende Lupion