FPA apoia PEC para mudar Lei Kandir

Publicado em 15/06/2012 10:48
Com o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) deu entrada na última quarta-feira(13), na Câmara Federal,  a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para mudar a Lei Kandir, que isenta do ICMS as mercadorias destinadas a exportação. Com isso, estados e municípios perderam receitas de seus impostos. Como compensação dessas perdas, a União ficou com a obrigação de ressarcir os estados e municípios mediante repasse de recursos financeiros. A PEC foi assinada por 215 parlamentares.

Mabel explica o motivo de sua iniciativa com a PEC: "os estados estão perdendo muito dinheiro, em torno de R$ 22 bilhões por ano, mas são ressarcidos apenas  em 12%,  o que não é suficiente para reparar perdas tão elevadas, e os municípios também estão perdendo dinheiro,  que se calcula em R$ 5,5 bilhões por ano”. Nessa PEC do deputado Sandro Mabel, de número 190/12, está prevista a criação de um fundo constituído por 40% dos impostos de importação para compensar os prejuízos dos estados e municípios.

História -  Feita pelo então ministro do Planejamento Antonio Kandir, transformou-se na Lei Complementar 87/96, que já foi alterada por várias outras leis complementares.Uma das normas da Lei Kandir é a isenção do pagamento de ICMS sobre as exportações de produtos primários e semielaborados ou serviços. Por esse motivo, a lei sempre provocou polêmica entre os governadores de estados exportadores, que alegam perda de arrecadação devido à isenção do imposto nesses produtos.

Até 2003, a Lei Kandir garantiu aos estados o repasse de valores a título de compensação pelas perdas decorrentes da isenção de ICMS, mas, a partir de 2004, a Lei Complementar 115 – uma das que alterou essa legislação –, embora mantendo o direito de repasse, deixou de fixar o valor. Com isso, os governadores precisam negociar a cada ano com o Executivo o montante a ser repassado, mediante recursos alocados no orçamento geral da União.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário