Petrobras contrata empresas para investigar denúncias de ex-diretor
Por Marta Nogueira e Roberto Samora
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras contratou duas empresas independentes para investigar denúncias feitas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, em investigação realizada pela Polícia Federal batizada de Operação Lava Jato, informou a estatal nesta segunda-feira.
A estatal diz que busca com a investigação independente apurar fatos e circunstâncias que tenham impacto material sobre seus negócios.
Ao autorizar a contratação dessas empresas, a estatal disse que a Diretoria Executiva cumpre seu dever de diligência e atende a normas de reguladores de mercados, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Securities and Exchange Commission (SEC), dos Estados Unidos.
A CVM está investigando as denúncias.
A contratação das empresas independentes de investigação foi feita no final da semana passada. Uma delas é brasileira e a outra, norte-americana, segundo a Petrobras.
Costa, que realizou denúncias com forte impacto durante a campanha eleitoral, afirmou que grandes empresas fecharam contratos com a Petrobras durante anos com sobrepreço médio de 3 por cento, e que a maior parte do dinheiro foi repassada para PT, PP e PMDB.
O ex-diretor disse em depoimento à Justiça Federal, sob acordo delação premiada, que cerca de dez "grandes empresas" realizavam um processo de "cartelização" nos acordos de fornecimento à Petrobras.
RESSARCIMENTO
A empresa afirmou que já trabalha com medidas adequadas buscando ressarcimento de supostos recursos desviados e de eventuais sobrepreços de contratos, conforme mencionado pelo ex-diretor.
A companhia reiterou que vem acompanhando as investigações e colaborando efetivamente com os trabalhos das autoridades.
A Petrobras ressaltou ainda que "está sendo oficialmente reconhecida pelas Autoridades Públicas como vítima nesse processo".
0 comentário

Bolsonaro diz que ‘sistema me quer morto’ e critica velocidade de processo

Governo Trump proíbe Moraes e aliados no STF de entrarem nos EUA

Goolsbee, do Fed, diz que novos anúncios de tarifas podem atrasar cortes de juros

Dólar sobe após operação contra Bolsonaro gerar medo de retaliação dos EUA

Ibovespa fecha em queda com aumento da tensão comercial Brasil-EUA após operação contra Bolsonaro

Taxas dos DIs sobem com receio de novas medidas comerciais dos EUA contra o Brasil