Petrobras contrata empresas para investigar denúncias de ex-diretor

Publicado em 27/10/2014 14:50

LOGO REUTERS

Por Marta Nogueira e Roberto Samora

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras contratou duas empresas independentes para investigar denúncias feitas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, em investigação realizada pela Polícia Federal batizada de Operação Lava Jato, informou a estatal nesta segunda-feira.

A estatal diz que busca com a investigação independente apurar fatos e circunstâncias que tenham impacto material sobre seus negócios.

Ao autorizar a contratação dessas empresas, a estatal disse que a Diretoria Executiva cumpre seu dever de diligência e atende a normas de reguladores de mercados, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Securities and Exchange Commission (SEC), dos Estados Unidos.

A CVM está investigando as denúncias.

A contratação das empresas independentes de investigação foi feita no final da semana passada. Uma delas é brasileira e a outra, norte-americana, segundo a Petrobras.

Costa, que realizou denúncias com forte impacto durante a campanha eleitoral, afirmou que grandes empresas fecharam contratos com a Petrobras durante anos com sobrepreço médio de 3 por cento, e que a maior parte do dinheiro foi repassada para PT, PP e PMDB.

O ex-diretor disse em depoimento à Justiça Federal, sob acordo delação premiada, que cerca de dez "grandes empresas" realizavam um processo de "cartelização" nos acordos de fornecimento à Petrobras.

RESSARCIMENTO

A empresa afirmou que já trabalha com medidas adequadas buscando ressarcimento de supostos recursos desviados e de eventuais sobrepreços de contratos, conforme mencionado pelo ex-diretor.

A companhia reiterou que vem acompanhando as investigações e colaborando efetivamente com os trabalhos das autoridades.

A Petrobras ressaltou ainda que "está sendo oficialmente reconhecida pelas Autoridades Públicas como vítima nesse processo".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário