CPI da Petrobras convoca Vacari, do PT, além de Duque e aprova acareação entre ex-diretores da estatal

Publicado em 18/11/2014 15:31 e atualizado em 18/11/2014 17:11

Apesar de toda a resistência e esforço contrário dos parlamentares do PT e outros governistas, a CPI Mista da Petrobras aprovou, na tarde desta terça-feira, emvotação apertada (12 a 11), as quebras dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. O tesoureiro é um dos principais envolvidos com o chamado "escândalo do petrolão".

Por unanimidade, os integrantes da CPI Mista também aprovaram a convocação do ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque. Acusado de participação em esquema de corrupção dentro da empresa, Duque está preso temporariamente desde a última sexta-feira, quando foi deflagrada a a sétima fase da Operação Lava Jato da Polícia Federal. Logo após fecharem a convocação de Renato Duque, os parlamentares aprovaram a convocação de Sérgio Machado, presidente licenciado da Transpetro, subsidiária da Petrobras.

 A CPI mista que investiga as denúncias de irregularidades na Petrobras aprovou nesta terça-feira a convocação do ex-diretor da estatal Renato Duque e a realização de uma acareação entre outros dois ex-diretores da companhia, Paulo Roberto Costa, de Abastecimento, e Nestor Cerveró, da área internacional.

De acordo com a Agência Câmara, a intenção do deputado Enio Bacci (PDT-RS), autor do requerimento de acareação, é contrapor declarações de Costa que afirmou que Cerveró recebeu recursos do esquema de desvio de recursos na estatal.

A comissão também aprovou a convocação do presidente licenciado da Transpetro, uma subsidiária da Petrobras, Sérgio Machado.

Costa foi preso pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato. Em um processo de delação premiada, ele disse em depoimento à Justiça que empresas contratadas pela Petrobras formaram um cartel e cobravam um sobrepreço nos contratos com a petroleira.

Parte desses recursos pagos em sobrepreço eram repassados, segundo Costa, a partidos políticos como PT, PP e PMDB. Outra parte ficaria com os diretores envolvidos e com operadores que repassariam esses recursos.

A CPI, composta por senadores e deputados, também aprovou a convocação de Duque, ex-diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras, e um dos presos na última sexta-feira pela PF em uma nova fase da Lava Jato.

Em depoimento à Procuradoria da República, o executivo da empresa Toyo Setal Augusto Mendonça Neto disse ter pago cerca de 60 milhões de reais de propina a Duque.

Em nota divulgada na segunda-feira, a assessoria de imprensa de Duque afirmou que o ex-executivo desconhece a existência de um cartel por fornecedores da Petrobras e negou envolvimento em atividades criminosas.

Além de Duque, executivos de algumas das maiores empreiteiras do país também foram presos pela PF na sexta passada.

Machado, por sua vez, foi convocado pelos parlamentares que integram a comissão após Costa afirmar, também em depoimento à Justiça, que entregou recursos de propina para o presidente licenciado da Transpetro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário