Bolsonaro sabe o que fazer sobre embaixada, diz diplomata israelense no Brasil

Publicado em 15/03/2019 13:34

BRASÍLIA (Reuters) - O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, afirmou nesta sexta-feira que eventual decisão sobre transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém diz respeito à soberania do Brasil.

O comentário de Shelley foi feito ao ser questionado se há expectativa de um anúncio nesse sentido durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Israel no fim do mês.

Bolsonaro chegou a prometer, durante a campanha eleitoral e depois de eleito, a transferência da embaixada, medida defendida pela bancada evangélica, uma das primeiras a declarar apoio ao então candidato. O compromisso, no entanto, se choca com interesses comerciais com países árabes e entrou em banho maria, ou, como disse o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, ficou “um pouco para as calendas”.

“Não tenho ideia sobre isso, essas coisas são da soberania do governo. O presidente é um grande líder, ele sabe o que ele precisa fazer. Vamos esperar”, disse o embaixador israelense no Brasil, após audiência com Bolsonaro, no Palácio do Planalto.

Segundo o embaixador, a viagem, que ocorrerá entre os dias 31 de março e 3 de abril, não irá configurar “um ato”, e se concentrará na pauta econômica, e na melhora das relações exteriores, além do intercâmbio nas áreas de defesa, segurança pública e ciência e tecnologia.

Já no dia 31 Bolsonaro deve participar de um jantar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e depois deve ter, segundo o embaixador, dois dias de agenda cheia.

A viagem do presidente é cercada de expectativa. Netanyahu, que concorre nas eleições gerais do país, tem interesse no anúncio de mais uma mudança de embaixada --Estados Unidos e Guatemala anunciaram a transferência.

Dentro do governo brasileiro, no entanto, há posições divergentes. Defendida pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e pelos filhos de Bolsonaro, a medida é vista com reservas pelos militares e pela equipe econômica, que teme o impacto sobre as exportações brasileiras para os países árabes, grandes importadores de carne de aves do Brasil.

Na bancada evangélica, no entanto, cresce o descontentamento em torno do tema. Soma-se ao clima de ansiedade, segundo uma fonte, a expectativa que o presidente convidasse alguns de seus integrantes para a viagem a Israel, terra sagrada para o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

O convite, no entanto, ainda não foi feito, situação que aumenta o desconforto entre os integrantes da bancada, em meio a demais queixas de aliados do governo que reclamam por prestígio.

O embaixador de Israel disse desconhecer se Bolsonaro tem a intenção de convidar parlamentares da bancada para sua comitiva.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário