Premiê japonês avisa de altos níveis de radioatividade perto de usina

Publicado em 15/03/2011 08:09
O primeiro-ministro japonês Naoto Kan avisou dos altos níveis de radioatividade ao redor da usina nuclear de Fukushima e disse que existe alto risco de vazamento de radiação para a atmosfera. Ele pediu que pessoas em um raio de 30 quilômentos da usina fiquem em local protegido, como o reportado pela agência de notícias Xinhua.

Apuração de administrações regionais mostrou que subiram os níveis de radiação em Tóquio e localidades vizinhas após o acidente nuclear na planta nuclear 1 de Fukushima, no nordeste do Japão.

Em Tóquio, segundo reportagem da Kyodo News, foram detectadas pequenas quantidades de substâncias radioativas, como césio. Na prefeitura de Ibaraki, perto da prefeitura de Fukushima, o nível de radiação ficou 100 vezes acima do usual. Em Saitama, capital da prefeitura de mesmo novo, a quantidade de radiação superou em 40 vezes o usual.

Nível de radiação em Fukushima é prejudicial à saúde, avisa secretário

O nível de radiação ao redor da planta nuclear 1 de Fukushima é alto o suficiente para afetar a saúde humana, disse o secretário do Gabinete japonês, Yukio Edano. Em conversa com jornalistas nesta terça-feira, ele comentou que os reatores 1, 2 e 3 estão liberando material radioativo perigoso.

O secretário observou ainda que os níveis de radiação detectados ao redor do reator 3 da usina de Fukushima atingiram 400 milisievert por hora, ou 4 vezes acima do nível de radiação aceitável para humanos.

As informações são da TV japonesa NHK.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário