Aumenta o fluxo de capital para as commodities
A agricultura tem sido a maior beneficiária desse maior apetite dos investidores por matérias-primas. Fevereiro foi o terceiro mês consecutivo de incremento no fluxo. Desde dezembro, US$ 7,9 bilhões foram investidos em agricultura, um dos maiores montantes vindos de investidores financeiros para o setor.
Riscos de novas alta nos preços de alimentos atraíram investimentos financeiros na agricultura. A tendencia é que o fluxo para as commodities continuar em alta em março, ao mesmo tempo em que o G-20, que reúne as maiores economias desenvolvidas e emergentes do mundo, tenta costurar um acordo para frear a excessiva especulação nos mercados futuros e as fortes oscilações dos preços de alimentos.
O Barclays constata claros sinais de mudanças no perfil de incertezas dos investimentos. No primeiro semestre do ano passado, a preocupação era macroeconômica, ligada à crise soberana na Europa. Como resultado, o preço do ouro disparou. Já as incertezas no Oriente Médio e no norte da África e o desastre no Japão, mais recentemente, passaram a beneficiar mais as aplicações em índices de petróleo.
Pesquisa do banco britânico mostra que 83% dos entrevistados planejam manter ou aumentar sua exposição em commodities nos três próximos anos. Alguns acham que o peso das matérias-primas no portfólio deverá superar 6%.
Em junho, ministros de agricultura do G-20 se reunirão em Paris na expectativa de anunciar medidas para frear as fortes oscilações de preços. Entidades como o Banco Mundial dizem que o problema atual das altas de alimentos é causado pelo balanço mais frágil entre oferta e demanda e que é preciso ampliar produção e comércio.
0 comentário

Lula classifica ameaça tarifária de Trump aos Brics nas redes sociais de "irresponsável"

Documento do Fed diz que risco de taxas de juros próximas de zero ainda está em jogo

UE não receberá carta dos EUA definindo tarifas mais altas, dizem fontes da UE

Trump divulga tarifas de 25% sobre produtos do Japão e da Coreia do Sul em cartas a líderes

Bradesco tem meta de expandir em até 15% carteira agro em 2025/26, diz diretor

Trump adiará novas tarifas de 10% sobre Brics se países mudarem políticas "antiamericanas", diz fonte