Pequenos produtores fazem protesto na sede da Funai no MS
Diretamente prejudicados com as constantes invasões indígenas, produtores rurais da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul realizam nesta terça-feira (19) uma manifestação na frente do prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Campo Grande, bloqueando a rua Maracaju, uma das principais vias de acesso da Capital. Os produtores rurais fazem do Movimento de Agricultores Familiares vítimas da Funai (MAFF). Também participam da manifestação produtores familiares da Guaíra, interior do Paraná.
Os manifestantes pedem o cumprimento das reintegrações de posse, a paralisação de todo e qualquer processo de demarcação de áreas invadidas e a atuação do governo federal para por fim à insegurança no campo.
Para o agricultor Hermógenes Leite Bonfin, que cultiva mandioca e amendoim em Iguatemi, que teve sua propriedade de apenas 30 alqueires invadida por duas vezes - primeira em 2003 e a segunda esta ano - a situação é insustável. "Fui impedido de entrar na minha propriedade pelos indígenas e agora sou obrigado a alugar uma casa na cidade. Se o Governo quer dar terra aos índios que compre com dinheiro, como todos nós compramos. Não dá mais. Não queremos uma nova Suiá Missu", desabafou.
O produtor rural Ivagner José Varango, que também teve sua propriedade em Japorã invadida duas vezes por indígenas Guarani Kaiowá, veio para apoiar o movimento e somar forças. "Queremos produzir em paz. Viemos chamar a atenção de quem nos trata com descaso", afirmou Varango.
0 comentário
Marco Temporal: emenda constitucional finaliza debate sobre o Marco Temporal no Brasil
Senado aprova PEC que insere tese do marco temporal na Constituição
STF marca para 5 de dezembro início do julgamento sobre marco temporal
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,984 bi em novembro até dia 21, diz BC
Comissão de Agricultura na Câmara aprova convocação de Lewandowski após escalada de invasões em propriedades rurais
Imea estima prejuízo anual de R$ 173 milhões e redução de 498 empregos com novas demarcações em MT