No Blog Questão Indígena: Também #Tamuateaki #PEC215

Publicado em 25/04/2014 09:33 e atualizado em 25/04/2014 10:03

Deputados, antropólogos, produtores rurais e pequenos agricultores respondem ao vídeo dos artistas com ilações sobre a atual Questão Indígena. A grande questão não é, como fazem crer os artistas da Globo, uma luta contra os índios. Mas sim, uma luta contra o processo de demarcação e as consequências desse processo quando se demarcas terras em áreas ocupadas há séculos. Veja o vídeo e entenda o problema.

Este vídeo foi montado com trechos de depoimentos enviados à equipe do #Qi por cada um dos participantes. Envie o seu vídeo também. O Questão Indígena fará outras versões deste vídeo em breve. Participe.


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Blog Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

7 comentários

  • Augusto Mumbach Goiânia - GO

    Esse índio que realmente vive de modo selvagem está bem isolado em alguns raros locais do brasil onde nem tem contato com o homem branco. A grande maioria já trocou a tanguinha pelo short adidas e adora uma boa garrafa de 51. No Mato Grosso muitos índios nem sabem usar arco e flecha e simplesmente tocam fogo na mata para cercar suas presas, porque dá menos trabalho. Eles já abraçaram o estilo de vida do homem branco, os vícios, as comodidades. Só o trabalho é que eles não gostam. O "bom selvagem" é uma exceção e não tá a fim de invadir terras produtivas. Isso é coisa de índio vagabundo liderado por ONGs e políticos vagabundos. Hoje arrumam uma desculpa (os índios) para invadir fazendas, amanhã pode ser a sua casa.

    0
  • wilfredo belmonte fialho porto alegre - RS

    Um assunto extremamente polêmico. Qual a diferença entre nós e os indios, nós depredamos nossos recursos naturais,

    eles vivem do que a natureza lhes dá, a nossa sociedade é extremamente consumista, predatória, competitiva e, os indios não são na sua maioria assim. podemos até julgá-los que não fazem nada pois na verdade eles não tem o que fazer no sentido que a nós definimos como trabalho para adquirir coisas para consumirmos predatóriamente e

    desta forma gerar milhões de toneladas de lixo mundo afora. Os indios não precisam trabalhar pois se utilizam dos recursos naturais. Agora a diferença gritante é que

    os indios não querem impor o seu estilo devida e nós pelo menos a maioria queremos impor o nosso meio de vida

    que é violento, predatório, consumista, e, embora não pareça mas muitos tem a consciência de que há algo muito

    estranho e errado no nosso modo de vida. Querem um exemplo São Paulo já começa a sofrer sérias restrições em relação as suas fontes de águas e aí pergunto? Quem está certo? Quem depreda ou quem vive em harmonia com os

    recursos naturais? Quem viver verá. é de se pensar

    0
  • Augusto Mumbach Goiânia - GO

    Mas não se enganem. Apesar do que a Globo tenta mostrar através de seus anencéfalos atores e atrizes. A maioria da sociedade brasileira não dá a mínima para índios. A maioria dá graças a Deus que eles estão longe de suas casas. Ninguém que tenha um emprego, que trabalhe, que tenha alguma ocupação séria na vida, fica perdendo seu tempo com pessoas que não fazem absolutamente nada, como os índios.

    0
  • Augusto Mumbach Goiânia - GO

    Será que está havendo alguma demarcação nas áreas do grupo Santa Bárbara? Pertencente aos "genial" empresário Lulinha? Esse grupo tem terras suficientes para abrigar todos os índios preguiçosos do brasil (minúsculo mesmo).

    0
  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    Parabens aos que fizeram estes videos , para mostrar a sociedade a realidade das invasões . Estes videos deveriam ser enviados a CNBB ,para que esta ponha um freio no CIMI , a Globo e outras Avaliem quem paga a conta e gera o lucro para manter estas no AR se FUNAI ou o SETOR PRODUTIVO RURAL ,Que este Governo do PT de limites para a FUNAI , e que avalie este Governo que nunca SABIA DE NADA .Que toda a sociedade avalie melhor o que vai acontecer neste BRASIL , caso estas barbaridades continuarem a acontecer . O que sobrara para as futuras gerações .Vamos enterrar este PT.

    0
  • wilfredo belmonte fialho porto alegre - RS

    Assunto extremamente complexo, em que todos tem direitos.

    Mas é o preço que se paga pelo dito desenvolvimento e cre

    cimento econômico. Nada volta a ser como era antes ou como

    muitos gostariam que fosse. Atitudes políticamente corretas não é sinal de pleno domínio da questão. O uso da

    mídia levanta a discussão, causa polêmicas mas, nunca irá

    resolver o problema. O Brasil é um continente, o que se

    aplica no Sul não se aplica no nordeste. A população indigena do Sul já está extremamente aculturada portanto

    seus anseios e desejos nesta sociedade de consumo não são os mesmos dos índigenas da região amazônica. O que

    o governo e certos setores da sociedade tão criando é um

    "saco de gatos" e o problema permanecerá ainda por muitos anos ou até mesmo gerações.

    0
  • ALAN LEVI GOMIDE REIS Uruaçu - GO

    MAIS UMA VEZ UM BANDO DE ARTISTAS COM AR DE SABE TUDO SERVINDO DE PAU DE GALINHEIRO PARA ONG'S E POLITICOS CORRUPTOS DO GOVERNO PT, SAUDAÇÕES. SUAS OPINIÕES SÃO TÃO IMPORTANTE PARA O PAIS QUANTO AS NOVELAS QUE VÇS FAZEM.

    0