2012/13: Oil World estima crescimento de 16% da próxima safra mundial de soja

Publicado em 15/05/2012 17:59
A produção mundial de soja deverá ter um incremento de 16% no próximo ano, principalmente por conta da recuperação das safras da América do Sul após as perdas causadas pela seca na temporada 2011/12. A projeção é da consultoria alemã Oil World. 

De acordo com as estimativas da consultoria alemã, a safra global chegará às 274,3 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, superando de longe as 237,5 milhões de toneladas produzidas na safra 11/12. Para a colheita brasileira, a Oil World projeta um aumento de 19% chegando a 78 milhões de toneladas e para a Argentina, 55 milhões de toneladas ante as 41 milhões de toneladas em 2011/12.

"Na segunda metade da próxima temporada já poderão ser vistos estoques mais amplos se, na América do Sul, a recuperação da produção de soja for tão positiva quanto nossas previsões. Isso vai depender de uma expansão da área e de condições climáticas favoráveis", informou o relatório da Oil World. 

Para os Estados Unidos, a estimativa da instituição é de uma alta de 6,6% na produção da oleaginosa, que deve chegar a 88,7 milhões de toneladas na temporada 2012/13. A estimativa da consultoria para a área de plantio nos EUA é de 30,7 milhões de hectares (75,8 milhões de acres), 1,9 milhão a mais do que  o previsto pelo USDA. 

Estoques limitados - A Oil World informou ainda que os estoques de soja devem continuar limitados até meados de março de 2013, que é quando os sojicultores brasileiros iniciam sua colheita. 

"Será um longo caminho até que os suprimentos mundiais de soja estejam suficientemente reabastecidos. As perspectivas de fornecimento global das principais oleaginosas ainda é crítico para 2012/13". 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Alberto Antonio Porem Junior Lucas do Rio Verde - MT

    Será que este pessoal da World Oil poderia passar o telefone lá de Deus, assim ficaria mais fácil.

    Poderíamos perguntar: " Ó Todo Poderoso, nós cá da terrinha queremos saber se "setembro chovi"?

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Wilson Ambrozi - você está certo, porém safras agrícolas perfeitas em todos os países produtores é quase uma utopia. O problema é: os que fazem estas previsões não tem nem idéia do que é uma lavoura. Papel aceita tudo.

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Se a safra americana for perfeita,se a brasileira mais do que perfeita e a da Argentina,china,india,canadá ,paraguai,etc...todas redondas,aí sim teremos uma reposição de estoques suficientes para não sobrar nada ,a não ser que o mercado faça URGENTE ,PREÇOS DE RACIONAMENTO. e estes preços co certeza não são estes que estão na praça .

    0