2012/13: Oil World estima crescimento de 16% da próxima safra mundial de soja
Publicado em 15/05/2012 17:59
A produção mundial de soja deverá ter um incremento de 16% no próximo ano, principalmente por conta da recuperação das safras da América do Sul após as perdas causadas pela seca na temporada 2011/12. A projeção é da consultoria alemã Oil World.
De acordo com as estimativas da consultoria alemã, a safra global chegará às 274,3 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, superando de longe as 237,5 milhões de toneladas produzidas na safra 11/12. Para a colheita brasileira, a Oil World projeta um aumento de 19% chegando a 78 milhões de toneladas e para a Argentina, 55 milhões de toneladas ante as 41 milhões de toneladas em 2011/12.
"Na segunda metade da próxima temporada já poderão ser vistos estoques mais amplos se, na América do Sul, a recuperação da produção de soja for tão positiva quanto nossas previsões. Isso vai depender de uma expansão da área e de condições climáticas favoráveis", informou o relatório da Oil World.
Para os Estados Unidos, a estimativa da instituição é de uma alta de 6,6% na produção da oleaginosa, que deve chegar a 88,7 milhões de toneladas na temporada 2012/13. A estimativa da consultoria para a área de plantio nos EUA é de 30,7 milhões de hectares (75,8 milhões de acres), 1,9 milhão a mais do que o previsto pelo USDA.
Estoques limitados - A Oil World informou ainda que os estoques de soja devem continuar limitados até meados de março de 2013, que é quando os sojicultores brasileiros iniciam sua colheita.
"Será um longo caminho até que os suprimentos mundiais de soja estejam suficientemente reabastecidos. As perspectivas de fornecimento global das principais oleaginosas ainda é crítico para 2012/13".
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
3 comentários

Soja teve semana de bons negócios no Brasil com alta do dólar e dos prêmios, mas atento a Chicago

Plantio de soja do Brasil em 2025/26 deve crescer 1,2%, aponta Safras & Mercado

Estados Unidos: análise sobre os preços dos grãos no segundo semestre de 2025

Soja caminha de lado nesta manhã de 6ª feira, dia de relatório do USDA, na Bolsa de Chicago

Mercado brasileiro da soja está de olho no dólar, após tarifas de Trump ao Brasil; Chicago fecha em alta

Soja segue trabalhando com estabilidade e em campo misto na Bolsa de Chicago nesta 5ª
Alberto Antonio Porem Junior Lucas do Rio Verde - MT
Será que este pessoal da World Oil poderia passar o telefone lá de Deus, assim ficaria mais fácil.
Poderíamos perguntar: " Ó Todo Poderoso, nós cá da terrinha queremos saber se "setembro chovi"?Liones Severo Porto Alegre - RS
Wilson Ambrozi - você está certo, porém safras agrícolas perfeitas em todos os países produtores é quase uma utopia. O problema é: os que fazem estas previsões não tem nem idéia do que é uma lavoura. Papel aceita tudo.
Vilson Ambrozi Chapadinha - MA
Se a safra americana for perfeita,se a brasileira mais do que perfeita e a da Argentina,china,india,canadá ,paraguai,etc...todas redondas,aí sim teremos uma reposição de estoques suficientes para não sobrar nada ,a não ser que o mercado faça URGENTE ,PREÇOS DE RACIONAMENTO. e estes preços co certeza não são estes que estão na praça .