Aprosoja: Área de soja deverá aumentar em 800 mil hectares na safra 12/13

Publicado em 10/08/2012 11:46
Levantamento aponta para incremento de 11,6% na área, chegando a 7,89 milhões de hectares plantados em Mato Grosso.
A safra 2012/13 de soja deverá ser recorde novamente em Mato Grosso. Segundo o terceiro levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) de estimativa de safra, a área plantada chegará a 7,89 milhões de hectares, um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior, que foi de 7,07 milhões de hectares. A região que mais irá incrementar a área plantada com a oleaginosa será a Leste, conhecida como a nova fronteira agrícola do estado, e em seguida a região norte.

De acordo com o gestor do Imea, Daniel Latorraca, a produção da oleaginosa expandiu para áreas de pastagem. As regiões leste e norte aumentaram as áreas plantadas em 247 mil hectares e 237 mil hectares, respectivamente. Somadas, representam 59% do incremento que ocorrerá na próxima safra. A produtividade, no entanto, manteve-se na média de 51 sacas/hectare. “Muitas áreas novas ainda terão produtividade baixa porque são oriundas de pastagem com baixa rentabilidade e apresentam menor potencial produtivo”, explicou Latorraca.

Em relação à produção da safra 2012/13, o Imea-MT estima que serão colhidos 24,1 milhões de toneladas de soja, dois milhões de toneladas a mais do que na safra anterior, que foi de 21,3 milhões de toneladas.

Milho – O Imea também divulgou um novo levantamento para a segunda safra de milho em Mato Grosso. O instituto revisou os números a partir dos resultados obtidos no campo, com a proximidade do encerramento da colheita. A segunda safra de milho 2011/12 no estado será de 15,58 milhões de toneladas, 122,8% a mais do que a do ano passado, que foi de 6,99 milhões de toneladas. Os trabalhos no campo já superam os 95% de uma área total de 2,5 milhões de hectares.

No último levantamento divulgado em julho, quando a colheita ainda estava em 50%, a segunda safra já havia sido revisada pra cima, e a previsão era de 14,2 milhões de toneladas. “O novo volume, de 15 milhões, já era aguardado, visto o ganho de produtividade que foram alcançados. E a medida que a colheita avançava já estávamos aguardando este incremento. Este ano vários fatores contribuíram para a super safra de milho em Mato Grosso, entre eles o clima e a tecnologia empregada pelos produtores na lavouras”, explicou Latorraca.

Para o próximo ciclo de milho, a estimativa de área plantada na safra 2012/13 está em 2,9 milhões de hectares. Os produtores estão apostando mais na soja e no milho, especialmente por causa dos bons preços que estão sendo praticados nestas culturas atualmente.

A produtividade do milho, entretanto, não deverá se repetir no ano que vem. E o Imea prevê algo em torno de 80 sacas por hectare. A redução é considerada normal. “Este ano foi excepcional e não deve temos expectativa de que se repetirá na próxima safra”, explicou o gestor do Imea. Por causa disso, a produtividade também deverá ter queda de aproximadamente 10,9% - de 15,5 milhões de toneladas para 13,8 milhões de toneladas na safra 2012/13.

Conab – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta o 11º levantamento da atual safra 2011/12 para o país e consolidou Mato Grosso na liderança da produção de grãos no Brasil. Segundo a Companhia, a produção total passou de 38,08 milhões de toneladas para 40,22 milhões/ton, correspondendo a 25% da produção total do Brasil.
O país terá recorde na safra de grãos 2011/2012 com 165,9 milhões de toneladas, apesar da quebra no Sul do Brasil.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro, creditou os resultados "surpreendentes" principalmente ao desempenho do milho segunda safra. "A safrinha virou safrão. Alcançamos um número extremamente significativo e isso nos permite fazer previsões bem otimistas e a rever o planejamento para a próxima safra. Talvez cheguemos aos 170 milhões de toneladas ainda este ano", destacou Mendes Ribeiro.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário