Aprosoja reforça alerta aos produtores para eliminar soja guaxa
Publicado em 30/08/2012 15:14
e atualizado em 30/08/2012 15:57
Apesar dos produtores respeitarem o vazio sanitário, ainda há muito o que ser feito para combater a ferrugem nas lavouras.
Em pouco mais de 15 dias, os produtores vão começar o cultivo da nova safra de soja em Mato Grosso. As perspectivas de bons preços e clima favorável devem impulsionar o aumento da produção. Entretanto, assim como em anos anteriores, a ferrugem asiática pode provocar enormes prejuízos.
Apesar dos produtores respeitarem o período do vazio sanitário, que iniciou em 15 de junho e termina no dia 15 de setembro, ainda há muito que ser feito para combater a ferrugem nas lavouras do país.
"É preciso, por exemplo, que seja feita uma ação para erradicação das plantas guaxas, que nascem involuntariamente principalmente na beira das rodovias e nos pátios das empresas que compram o produto", explicou o gerente Institucional da Aprosoja, Nery Ribas. Segundo ele, os governos precisam trabalhar em conjunto com os produtores, tomar providências para que a doença não afete a produtividade da soja.
Para verificar a incidência da doença, equipes da Aprosoja e Ministério da Agricultura percorreram todas as regiões produtoras do estado. A situação é preocupante: nas margens das rodovias, perímetros urbanos e nas proximidades dos armazéns existem a presença de plantas guaxas com incidência do fungo.
Na semana passada, ao longo da BR-070, no trecho entre Cuiabá e Primavera do Leste, foram encontrados vários pés de soja infectados com o fungo causador da ferrugem. Situação semelhante também foi observada na BR-163 e em outras regiões do estado.
Desde quando iniciou o vazio sanitário, a Aprosoja em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso têm feito o mapeamento da soja guaxa no estado. Todos os dados são registrados via GPS e fazem parte de um levantamento realizado em conjunto entre Aprosoja, UFMT e Ministério da Agricultura.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja
0 comentário

Soja teve semana de bons negócios no Brasil com alta do dólar e dos prêmios, mas atento a Chicago

Plantio de soja do Brasil em 2025/26 deve crescer 1,2%, aponta Safras & Mercado

Estados Unidos: análise sobre os preços dos grãos no segundo semestre de 2025

Soja caminha de lado nesta manhã de 6ª feira, dia de relatório do USDA, na Bolsa de Chicago

Mercado brasileiro da soja está de olho no dólar, após tarifas de Trump ao Brasil; Chicago fecha em alta

Soja segue trabalhando com estabilidade e em campo misto na Bolsa de Chicago nesta 5ª