Sementes: Com líderes que somam 10 milhões de sacas de sementes, Abrass elege diretoria e inicia ações

Publicado em 08/11/2012 09:06
Entre as primeiras medidas anunciadas pela entidade, que congrega nove estados, está negociação das taxas de royalties; a criação foi destaque no Senado Federal.
Com representantes de nove estados brasileiros, a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) elegeu a diretoria da nova entidade e anunciou as primeiras ações que serão tomadas a partir de agora. De acordo com dados preliminares, os associados à Abrass, nesse primeiro momento, já representam cerca de 10 milhões de sacas de sementes de soja, e a meta anunciada pela diretoria é que esse volume alcance, nos próximos meses, os 15 milhões de sacas.

“A Abrass nasce em um momento que os produtores precisam se fortalecer para enfrentar uma série de dificuldades e barreiras que se colocaram a nossa frente. Viemos somar esforço em prol do setor, e diante do cenário atual podemos citar como desafios a questão da biotecnologia, as taxas cobradas pelos royalties, a necessidade de políticas públicas que contemplem o setor, ou seja, há uma lista de demanda que somente por meio da união conseguiremos solucionar e avançar”, disse o presidente eleito da Abrass, Elton Hamer.

O presidente anunciou que no início do dezembro começarão as reuniões com tradings para debater os valores dos royalties pagos pela multiplicação de sementes. “Queremos taxas justas, que possam ser interessantes também para os produtores. Porém, lembramos que esse é um dentre tantos outros temas que envolvem nosso setor”, afirmou Hamer.

A eleição da diretoria e as primeiras discussões ocorreram durante reunião na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), nesta terça-feira (06), em Brasília. Participaram representantes das maiores sementeiras do Brasil, com presença de mais de 30 participantes.

Destaque

A criação da Abrass foi destaque durante sessão plenária no Senado Federal também nesta terça-feira. Durante o pronunciamento, o senador por Mato Grosso, Cidinho Santos (PR), fez referência à entidade lembrando que o presidente eleito, Elton Hamer, também é vice-presidente de uma das entidades mais respeitadas do segmento agro, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Sementes (Aprosmat) – referência na área de pesquisa com laboratório sediado na cidade de Rondonópolis (MT).

“Gostaria de cumprimentar a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja que realiza sua primeira reunião sob a presidência do mato-grossense Elton Hamer, que é vice-presidente da Aprosmat, e também cumprimento toda diretoria da recém-criada entidade. Desejo boa sorte e êxito na defesa do setor que a associação representa”, discursou o senador. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Abrass

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário